Mostrando ítems 1-20 de 51

    • Uma análise da formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Rio Grande do Sul 

      Farenzena, Nalú; Cardoso, Caroline Cristiano; Schuch, Cleusa Conceição Terres (2015) [Artículo de periódico]
      O artigo tem como objetivo analisar significados atribuídos ao Sistema Estadual de Avaliação Participativa (Seap) na sua fase inicial de formulação, nos anos de 2011 e 2012. É empregada metodologia de análise de formulação ...
    • Análise de política como metodologia em estudo do transporte escolar rural 

      Pergher, Calinca Jordânia; Farenzena, Nalú (2017) [Artículo de periódico]
      O texto apresenta o marco teórico-metodológico de análise de políticas públicas que fundamentou uma pesquisa sobre a política do transporte escolar rural no Rio Grande do Sul. São explicitadas diversas noções, conceitos e ...
    • Apresentação : políticas públicas de educação 

      Farenzena, Nalú (2016) [Texto de presentación/conclusión]
      Resumo não disponível
    • Apresentação : temas multidisciplinares para a Educação 

      Farenzena, Nalú (2012) [Texto de presentación/conclusión]
    • Assistência financeira da união nas redes públicas municipais de ensino de Araranguá e Balneário Arroio do Silva 

      Cardoso, Caroline Cristiano; Farenzena, Nalú (2015) [Artículo de periódico]
      O artigo apresenta resultados de estudo sobre a representatividade da assistência financeira da União na educação nas prefeituras catarinenses de Balneário Arroio do Silva e Araranguá. Foram pesquisados dados de receitas ...
    • Assistência técnica e financeira da união aos entes subnacionais : o desafio da equidade 

      Sudbrack, Edite Maria; Farenzena, Nalú (2016) [Artículo de periódico]
      Este estudo propõe a análise da Assistência Técnica e Financeira da União aos entes subnacionais como o desafio da equidade. A pesquisa é de caráter qualitativo, propondo analisar em que medida as ações demandadas pelo ...
    • Carreira e remuneração do magistério estadual do Rio Grande do Sul 

      Trein, Laura Dexheimer; Farenzena, Nalú (2022) [Artículo de periódico]
      Neste texto, analisam-se a carreira e a remuneração do magistério da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul por meio de dados do período de 2010 a 2019, sendo considerados, para fundamentar a análise, elementos ...
    • Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa aprender 

      Gruzman, Camila Alejandra Falkin; Farenzena, Nalú (2020) [Artículo de periódico]
      El artículo trata de la política Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER), de la educación primaria uruguaya. Se discuten los sentidos construidos sobre el sujeto de la educación ...
    • Custo aluno-qualidade : resenha de uma trajetória 

      Farenzena, Nalú (2019) [Artículo de periódico]
      O objetivo do texto é reconstruir traços da trajetória de concepção do parâmetro de Custo Aluno-Qualidade (CAQ), no período dos anos 1980 à atualidade, principalmente por meio da análise de documentos normativos. A concepção ...
    • O custo das escolas públicas municipais : resultados de uma pesquisa e implicações políticas 

      Farenzena, Nalú; Machado, Maria Goreti Farias (2006) [Artículo de periódico]
      O artigo apresenta resultados e descreve procedimentos metodológicos de uma pesquisa sobre custos educacionais de 196 escolas públicas municipais brasileiras, distribuídas em 56 municípios, de 16 estados. A análise compreende ...
    • Despesas em ações da assistência financeira da união Na educação básica no período 2014 - 2020 

      Farenzena, Nalú (2021) [Artículo de periódico]
      Uma das responsabilidades do governo da União no setor educacional é a prestação de assistência técnica e financeira aos governos subnacionais na educação básica, responsabilidade que é um dos pilares da cooperação federativa ...
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2014) [Texto de presentación/conclusión]
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2012) [Texto de presentación/conclusión]
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2014) [Texto de presentación/conclusión]
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2013) [Texto de presentación/conclusión]
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2013) [Texto de presentación/conclusión]
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2013) [Texto de presentación/conclusión]
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú; Moschen, Simone Zanon (2011) [Texto de presentación/conclusión]
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2014) [Texto de presentación/conclusión]
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú; Moschen, Simone Zanon (2011) [Texto de presentación/conclusión]