Mostrando ítems 1-20 de 27

    • Análise de erros na resolução de problemas com equações algébricas do 1º grau : um estudo com alunos do 8º ano do ensino fundamental 

      Sperafico, Yasmini Lais Spindler; Dorneles, Beatriz Vargas; Golbert, Clarissa Seligman (2013) [Artículo de periódico]
      A análise de erros auxilia no processo de ensino das equações algébricas do 1º grau, pois evidencia a existência de conceitos mal formados que impedem o bom desempenho dos estudantes. O presente artigo descreve uma pesquisa ...
    • Análise do desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental 

      Braga, Elisabete Rambo; Dorneles, Beatriz Vargas (2011) [Artículo de periódico]
      Este artigo tem como objetivo. a análise do desenvolvimento do pensamento geométrico em estudantes da 8ª série, descrevendo como os níveis do casal van Hielepodem contribuir para a prática cotidiana escolar.Para tal foi ...
    • Apresentação 

      Dorneles, Beatriz Vargas (2013) [Texto de presentación/conclusión]
    • Combined intervention of working memory and arithmetic reasoning in students with ADHD 

      Pisacco, Nelba Maria Teixeira; Corso, Luciana Vellinho; Rohde, Luis Augusto Paim; Dorneles, Beatriz Vargas (2021) [Artículo de periódico]
      This study compared the effects of a combined intervention of working memory (WM) and arithmetic reasoning (AR) vs WM intervention alone on the arithmetic reasoning performance of students with ADHD. Third- and fourth-grade ...
    • Competência cognitiva e resolução de problemas com equações algébricas do 1° grau 

      Sperafico, Yasmini Lais Spindler; Dorneles, Beatriz Vargas; Golbert, Clarissa Seligman (2015) [Artículo de periódico]
      Esta pesquisa investigou a relação entre a competência cognitiva e o desempenho na resolução de problemas com equações algébricas do 1º grau. 38 indivíduos, de 12 a 15 anos, do 8º ano de uma escola pública de Porto Alegre, ...
    • Conceitos numéricos na educação infantil : uma pesquisa etnográfica 

      Senna, Maria Teresa Telles Ribeiro; Dorneles, Beatriz Vargas; Yunes, Maria Angela Mattar (2013) [Artículo de periódico]
      Este artigo descreve uma pesquisa que analisou a construção de conceitos numéricos iniciais em crianças entre 2 e 5 anos da Educação Infantil. A pesquisa qualitativa, na modalidade etnográfica, foi realizada em duas escolas: ...
    • Concepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicional 

      Agranionih, Neila Tonin; Dorneles, Beatriz Vargas (2011) [Artículo de periódico]
      O artigo descreve uma pesquisa fundamentada na Epistemologia Genética, realizada com nove alunos da segunda série do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Erechim-RS. O objetivo central da pesquisa foi ...
    • Contagem numérica em estudantes com síndromes de X-Frágil e Prader-Willi 

      Rosso, Telma Regina França; Dorneles, Beatriz Vargas (2012) [Artículo de periódico]
      As dificuldades de aprendizagem matemática constituem um campo bastante complexo e ainda relativamente pouco explorado. Pesquisas com síndromes associadas ao baixo desempenho matemático indicam que há diferentes perfis ...
    • Desempenho ortográfico de estudantes com e sem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade 

      Pereira, Clarissa dos Santos; Pisacco, Nelba Maria Teixeira; Corso, Luciana Vellinho; Dorneles, Beatriz Vargas (2018) [Artículo de periódico]
      Objetivo: caracterizar e comparar o desempenho ortográfico de estudantes com e sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Métodos: amostra composta de 244 alunos brasileiros de 3° ao 5° ano, de três escolas ...
    • Desenvolvimento de fatos numéricos em estudantes com transtornos de aprendizagem 

      Costa, Adriana Corrêa; Rohde, Luis Augusto Paim; Dorneles, Beatriz Vargas (2012) [Artículo de periódico]
      O presente estudo revisa o tema da representação dos fatos numéricos aditivos na memória de longo prazo em estudantes com transtornos de aprendizagem. A discussão de tais conceitos visa oferecer aos profissionais da área ...
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú; Dorneles, Beatriz Vargas; McCowan, Tristan (2015) [Texto de presentación/conclusión]
    • Editorial 

      Dorneles, Beatriz Vargas (2015) [Texto de presentación/conclusión]
    • Ensino de fatos aritméticos para escolares com deficiência intelectual 

      Cechin, Michelle Brugnera Cruz; Costa, Adriana Corrêa; Dorneles, Beatriz Vargas (2013) [Artículo de periódico]
      Este estudo identificou os procedimentos de contagem usados por crianças com deficiência intelectual e verificou os efeitos de um programa de intervenção direcionado ao ensino de fatos aritméticos. Participaram três crianças, ...
    • Habilidades cognitivas preditoras do desempenho aritmético de crianças de 3º e 4º anos do ensino fundamental 

      Nogues, Camila Peres; Jardim, Fábio dos Santos; Lima, Elielson Magalhães; Dorneles, Beatriz Vargas (2023) [Artículo de periódico]
      Neste artigo, é apresentado um estudo que se propõe a identificar, de forma quantitativa, habilidades cognitivas, de domínio geral e específico, como preditoras do desempenho aritmético de 127 alunos de 3º e 4º anos do ...
    • Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH 

      Costa, Adriana Corrêa; Dorneles, Beatriz Vargas; Rohde, Luis Augusto Paim (2012) [Artículo de periódico]
      O armazenamento e/ou o acesso automático dos fatos aritméticos da memória de longo prazo têm sido apontados como habilidades prejudicadas em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Em vista ...
    • Impacto do DSM-5 no diagnóstico de transtornos de aprendizagem em crianças e adolescentes com TDAH : um estudo de prevalência 

      Dorneles, Beatriz Vargas; Corso, Luciana Vellinho; Costa, Adriana Corrêa; Pisacco, Nelba Maria Teixeira; Sperafico, Yasmini Lais Spindler; Rohde, Luis Augusto Paim (2014) [Artículo de periódico]
      Estudos de prevalência de Transtornos de Aprendizagem (TA) em crianças e adolescentes com TDAH apresentam resultados não conclusivos, apesar da frequente comorbidade entre as síndromes. Esse artigo descreve e analisa a ...
    • Uma intervenção em contagem com duas crianças surdas 

      Vargas, Rosane da Conceição; Dorneles, Beatriz Vargas (2013) [Artículo de periódico]
      Este estudo de caso investigou se crianças surdas, filhas de pais surdos, estão em vantagem para aprender conceitos numéricos comparados com crianças surdas, filhas de pais ouvintes. Comparamos a resposta à intervenção de ...
    • Intervenção em raciocínio quantitativo como possibilidade para o desenvolvimento do conhecimento aritmético 

      Nogues, Camila Peres; França, Arthur Borba Colen; Dorneles, Beatriz Vargas (2023) [Artículo de periódico]
      O baixo desempenho em habilidades matemáticas no início da vida escolar pode acarretar problemas de aprendizagem a longo prazo. Por isso, destaca-se a importância de se conhecer as habilidades matemáticas básicas que ...
    • Memória de trabalho, raciocínio lógico e desempenho em aritmética e leitura 

      Corso, Luciana Vellinho; Dorneles, Beatriz Vargas (2015) [Artículo de periódico]
      O estudo buscou descrever o papel que os diferentes componentes da memória de trabalho e raciocínio lógico exercem na variação do desempenho em cálculo aritmético e leitura de alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. ...
    • Metacognitive interventions in text production and working memory in students with ADHD 

      Pisacco, Nelba Maria Teixeira; Sperafico, Yasmini Lais Spindler; Enricone, Jacqueline Raquel Bianchi; Guimarães, Luciano Santos Pinto; Rohde, Luis Augusto Paim; Dorneles, Beatriz Vargas (2018) [Artículo de periódico]
      This study compared the effects of two metacognitive interventions on writing, working memory (WM), and behavioral symptoms of students with attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD). The disorder was clinically ...