Browsing Humanities by Subject "Avaliacao neuropsicologica"
Now showing items 1-20 of 28
-
Attention, memory, visuoconstructive, and executive task performance in adolescents with anxiety disorders : a case-control community study
(2017) [Journal article]Objective: The aim of the present study was to assess children and adolescents with mild and severe anxiety disorders for their performance in attention, verbal episodic memory, working memory, visuoconstructive skills, ... -
Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS) : adaptação e evidências de validade
(2016) [Journal article]As funções executivas são habilidades que permitem um indivíduo direcionar seu funcionamento cognitivo, comportamental e emocional a metas. Para avaliá-las existem poucos instrumentos ecologicamente válidos. Para superar ... -
Can reactivity to stress and family environment explain memory and executive function performance in early and middle childhood?
(2016) [Journal article]Introduction: According to the literature, children’s overall reactivity to stress is associated with their socioeconomic status and family environment. In turn, it has been shown that reactivity to stress is associated ... -
Cognitive Screening (TRIACOG) for adults with cerebrovascular diseases : construction process and validit
(2020) [Journal article]This study presents the construction process of the Cognitive Screening Instrument (TRIACOG) for evaluating poststroke adults. The TRIACOG has undergone a rigorous developmental process: (a) literature review; (b) analysis ... -
Comparação entre maus compreendedores e bons leitores em tarefas neuropsicológicas
(2013) [Journal article]Visando delimitar as funções neuropsicológicas comprometidas nos quadros de dificuldade específica em compreensão leitora, o desempenho de maus compreendedores (leitura de palavra preservada e compreensão leitora deficitária; ... -
Conhecimento e autoeficácia de memória em adultos : relações com indicadores socioeducacionais
(2017) [Journal article]Este estudo comparou o conhecimento e a autoeficácia de memória (metamemória) medidos por meio do Questionário de Metamemória em Adultos (MIA), em adultos entre 28 e 59 anos de idade, divididos em dois grupos de escolaridade: ... -
Construção da tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientes
(2015) [Journal article]Estímulos em tarefas de avaliação neuropsicológica da leitura de palavras devem ser sensíveis aos efeitos psicolinguísticos e aos tipos de erros que indiquem processamentos falhos e preservados. O objetivo deste estudo foi ... -
Desenvolvimento do subteste de leitura do Teste de Desempenho Escolar II
(2019) [Journal article]Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento do Subteste de Leitura da segunda edição do Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). Este estudo envolveu a seleção de itens, análise de juízes e a validação que contou com a ... -
Efeito de idade e escolaridade no instrumento de avaliação neuropsicológica breve NEUPSILIN
(2018) [Journal article]Neste estudo, investigaram-se efeitos de idade e escolaridade e suas interações no desempenho de adultos no Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN, que avalia orientação têmporo-espacial, atenção, ... -
Estratégias de clustering e switching na evocação lexical de adultos após acidente vascular cerebral nos hemisférios direito e esquerdo
(2019) [Journal article]Comparou-se o número total de palavras evocadas, número de clusters e de switches e média do tamanho de clusters em fluência verbal com critério semântico e ortográfico, e o desempenho entre essas tarefas em cada grupo. ... -
Estudo comparativo de funções neuropsicológicas entre grupos etários de 21 a 90 anos
(2010) [Journal article]La evaluación neuropsicológica permite la investigación de las habilidades cognitivas, comunicativas y/o emocionales, generando indicadores para el diagnóstico y rehabilitación de las funciones neuropsicológicas. Los ... -
Estudo de caso : avaliação neuropsicológica : depressão x demência
(2010) [Journal article]Essa pesquisa é um estudo de caso em que foram avaliadas as habilidades cognitivas de um idoso com queixa de memória e de sintomas depressivos. Foram aplicados testes cognitivos, escalas para avaliar as funções cognitivas ... -
Evidência de validade de construto do NEUPSILIN utilizando análise fatorial confirmatória
(2014) [Journal article]Objetivou-se apresentar evidências de validade de construto do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN. Foram avaliados 1017 brasileiros saudáveis, 67.1% mulheres, de 12 a 90 anos de idade (M = 36.72; DP ... -
Evidências de validade e normas de desempenho na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
(2021) [Journal article]Este estudo apresenta o desempenho de alunos do 4º e 6º anos na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP). Analisaram-se evidências de validade baseadas na relação com critério (correlação com idade, e comparação ... -
Funções executivas em crianças e adolescentes com transtorno do espectro do autismo : uma revisão
(2013) [Journal article]Esse artigo consiste em uma revisão sistemática de estudos publicados entre 2001 e 2011, envolvendo avaliação neuropsicológica das funções executivas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). ... -
Influence of depression symptoms on neuropsychological functions after stroke
(2019) [Journal article]La investigación examinó la frecuencia de los síntomas de depresión y su influencia en el rendimiento cognitivo después del accidente cerebrovascular (ACV). Se evaluaron 60 adultos (M = 64.43; DT = 12.42 años), de 102 a ... -
A influência da idade e da escolaridade nas praxias construtivas do teste NEUPSILIN
(2018) [Journal article]Avaliação das praxias construtivas, embora tradicional, tem sido insuficientemente explorada no exame neurocognitivo. O objetivo foi verificar efeito de idade e escolaridade, assim como interação entre os itens de praxias ... -
Instrumento de avaliação da fluência de leitura textual : da decodificação à compreensão de leitura
(2019) [Journal article]O objetivo deste artigo é apresentar o instrumento AFLeT (Avaliação de Fluência de Leitura Textual) e um dos estudos de validade do instrumento (baseado na correlação com outros testes que avaliam construtos teoricamente ... -
Memory and language impairments are associated with anxiety disorder severity in childhood
(2020) [Journal article]Introduction Children with anxiety disorders have been suggested to possess deficits in verbal fluency, shifting and attention, with inconsistent results regarding working memory and its subcomponents. This study extends ... -
Neupsilin-Inf em um modelo de avaliação neuropsicológica breve para centros de saúde
(2018) [Journal article]Este estudo teve como objetivo analisar o uso do NEUPSILIN-Inf num modelo de avaliação neuropsicológica breve em crianças atendidas em um serviço assistencial. As etapas seguidas no modelo de avaliação neuropsicológica ...