Browsing Humanities by Author "Corso, Luciana Vellinho"
Now showing items 1-20 of 25
-
Associações entre desempenho neuropsicológico e desempenho aritmético : um estudo com alunos do ensino fundamental
Görgen, Camila Oliveira; Miná, Camila Schorr; Corso, Luciana Vellinho (2023) [Journal article]Este artigo teve como objetivo principal examinar as funções cognitivas associadas às dificuldades em aritmética, focando com foco em: a) analisar a relação entre o desempenho neuropsicológico e o desempenho em aritmética ... -
Avaliação das habilidades aritméticas iniciais : algumas questões para reflexão
Corso, Luciana Vellinho; Luna, Fabiana de Miranda Rocha; Weber, Raquel Elisa (2022) [Journal article]O artigo propõe uma reflexão acerca da importância da avaliação das habilidades aritméticas iniciais, desde as primeiras etapas de escolaridade. Avaliar é uma estratégia potente para monitorar a construção do conhecimento ... -
Avaliação das habilidades matemáticas e leitoras iniciais : instrumentos de medida na escola e na clínica
Weber, Raquel Elisa; Meggiato, Amanda Oliveira; Luna, Fabiana de Miranda Rocha; Corso, Luciana Vellinho (2023) [Journal article]A leitura e a matemática envolvem uma série de habilidades e processos indispensáveis ao desenvolvimento acadêmico e pessoal do indivíduo. Tanto a leitura quanto a matemática são domínios amplos, resultantesde diferentes ... -
Combined intervention of working memory and arithmetic reasoning in students with ADHD
Pisacco, Nelba Maria Teixeira; Corso, Luciana Vellinho; Rohde, Luis Augusto Paim; Dorneles, Beatriz Vargas (2021) [Journal article]This study compared the effects of a combined intervention of working memory (WM) and arithmetic reasoning (AR) vs WM intervention alone on the arithmetic reasoning performance of students with ADHD. Third- and fourth-grade ... -
Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio
Thornton, Alessandra Figueiró; Corso, Luciana Vellinho (2022) [Journal article]A compreensão leitora é uma habilidade complexa e desafia muitos estudantes. Investigações nessa temática são ainda escassas no Ensino Médio, apesar de fundamentais, pois a falta de domínio da compreensão compromete a ... -
Desempenho ortográfico de estudantes com e sem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Pereira, Clarissa dos Santos; Pisacco, Nelba Maria Teixeira; Corso, Luciana Vellinho; Dorneles, Beatriz Vargas (2018) [Journal article]Objetivo: caracterizar e comparar o desempenho ortográfico de estudantes com e sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Métodos: amostra composta de 244 alunos brasileiros de 3° ao 5° ano, de três escolas ... -
Diferentes perfis de flexibilidade cognitiva em estudantes brasileiros de 2. e 4. anos do ensino fundamental
Nunes, Sula Cristina Teixeira; Assis, Évelin Fulginiti de; Corso, Luciana Vellinho (2022) [Journal article]Este artículo tiene como objetivo identificar, caracterizar y comparar el perfil de f lexibilidad cognitiva los cálculos mentales de los estudiantes brasileños, en función del análisis de elementos cognitivos, a saber, las ... -
Estudo do senso numérico : aprendizagem matemática e pesquisa em perspectiva
Assis, Évelin Fulginiti de; Corso, Luciana Vellinho; Thornton, Alessandra Figueiró; Nunes, Sula Cristina Teixeira (2020) [Journal article]Este ensaio tem como objetivo elucidar questões relativas à origem, definição e contribuições do senso numérico para a aprendizagem matemática. Abordam-se as controvérsias envolvidas na origem e conceituação do constructo, ... -
Evidências de validade e normas de desempenho na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho; Pereira, Lisiane França Garcia Franquilin; Salles, Jerusa Fumagalli de; Corso, Helena Vellinho; Corso, Luciana Vellinho (2021) [Journal article]Este estudo apresenta o desempenho de alunos do 4º e 6º anos na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP). Analisaram-se evidências de validade baseadas na relação com critério (correlação com idade, e comparação ... -
Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho; Pereira, Lisiane França Garcia Franquilin; Salles, Jerusa Fumagalli de; Corso, Helena Vellinho; Corso, Luciana Vellinho (2021) [Journal article]Este estudo apresenta o desempenho de alunos do 4º e 6º anos na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP). Analisaram-se evidências de validade baseadas na relação com critério (correlação com idade, e comparação ... -
Fluência de leitura : evolução do construto e relações com a compreensão
Meggiato, Amanda Oliveira; Corso, Helena Vellinho; Corso, Luciana Vellinho (2021) [Journal article]Há diferentes definições de fluência de leitura, e, mesmo existindo consenso crescente de que envolva precisão, automaticidade e prosódia, as definições não deixam claro se a fluência contribui para a compreensão, ou se a ... -
Impacto do DSM-5 no diagnóstico de transtornos de aprendizagem em crianças e adolescentes com TDAH : um estudo de prevalência
Dorneles, Beatriz Vargas; Corso, Luciana Vellinho; Costa, Adriana Corrêa; Pisacco, Nelba Maria Teixeira; Sperafico, Yasmini Lais Spindler; Rohde, Luis Augusto Paim (2014) [Journal article]Estudos de prevalência de Transtornos de Aprendizagem (TA) em crianças e adolescentes com TDAH apresentam resultados não conclusivos, apesar da frequente comorbidade entre as síndromes. Esse artigo descreve e analisa a ... -
Interface entre a velocidade de processamento cognitivo e o desempenho aritmético e leitor de alunos do 5° e 7° anos do ensino fundamental
Corso, Luciana Vellinho; Assis, Évelin Fulginiti de (2020) [Journal article]A literatura que investiga a interface entre a velocidade de processamento cognitivo (VP) e as aprendizagens da Matemática e da leitura sugere que a VP exerce um papel crucial. Entretanto, resultados ainda controversos têm ... -
Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental
Assis, Évelin Fulginiti de; Corso, Luciana Vellinho (2019) [Journal article]Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo experimental de intervenção em princípios de contagem, de modo a investigar sua eficácia. Para isso, inicialmente são apresentados estudos da área que investigaram os ... -
Intervenção em princípios de contagem : desenvolvimento do programa e aplicação inicial
Assis, Évelin Fulginiti de; Corso, Luciana Vellinho (2019) [Journal article]Este artigo apresenta a construção de um programa de intervenção em princípios de contagem para crianças de 1º ano do ensino fundamental, bem como o estudo-piloto que o colocou em prática para avaliar sua aplicabilidade ... -
Memória de trabalho, raciocínio lógico e desempenho em aritmética e leitura
Corso, Luciana Vellinho; Dorneles, Beatriz Vargas (2015) [Journal article]O estudo buscou descrever o papel que os diferentes componentes da memória de trabalho e raciocínio lógico exercem na variação do desempenho em cálculo aritmético e leitura de alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. ... -
Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
Assis, Évelin Fulginiti de; Corso, Luciana Vellinho (2021) [Journal article]Este artigo apresenta um estudo que investiga a relação entre as percepções de professoras do perfil acadêmico de seus alunos eo desempenho destes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, são apresentados estudos ... -
Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática
Corso, Luciana Vellinho; Dorneles, Beatriz Vargas (2015) [Journal article]A coocorrência entre as dificuldades na leitura e na matemática é frequente, indicando que as habilidades cognitivas comuns subjacentes a tais dificuldades possam estar deficitárias. A pesquisa aqui descrita analisa as ... -
Princípio da cardinalidade : relações com questões familiares e escolares
Assis, Évelin Fulginiti de; Schmidt, Lucas Bogdanov; Nunes, Sula Cristina Teixeira; Corso, Luciana Vellinho (2023) [Journal article]Este estudo tem como objetivo verificar associações entre o princípio da cardinalidade e a escolaridade familiar, a renda familiar e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A amostra contou com alunos do ... -
Qual o papel que a memória de trabalho exerce na aprendizagem da matemática?
Corso, Luciana Vellinho; Dorneles, Beatriz Vargas (2012) [Journal article]A memória de trabalho é um sistema cognitivo que apoia o desenvolvimento de várias aprendizagens, entre elas, a matemática. Discute-se, no artigo, se as dificuldades na matemática estão associadas a defasagens em componentes ...