Browsing Humanities by Author "Corso, Helena Vellinho"
Now showing items 1-9 of 9
-
Comparação entre maus compreendedores e bons leitores em tarefas neuropsicológicas
Corso, Helena Vellinho; Sperb, Tania Mara; Salles, Jerusa Fumagalli de (2013) [Journal article]Visando delimitar as funções neuropsicológicas comprometidas nos quadros de dificuldade específica em compreensão leitora, o desempenho de maus compreendedores (leitura de palavra preservada e compreensão leitora deficitária; ... -
Desenvolvimento da compreensão de leitura : o papel decisivo da instrução focada nas diferenças individuais
Corso, Helena Vellinho; Assis, Évelin Fulginiti de; Nunes, Débora Mayer; Salles, Jerusa Fumagalli de (2019) [Journal article]Os modelos de compreensão proficiente não explicavam o desenvolvimento da habilidade. O modelo de desenvolvimento de compreensão de leitura de Connor (CONNOR, 2016a), com base em consistentes achados empíricos, reúne ... -
Evidências de validade e normas de desempenho na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho; Pereira, Lisiane França Garcia Franquilin; Salles, Jerusa Fumagalli de; Corso, Helena Vellinho; Corso, Luciana Vellinho (2021) [Journal article]Este estudo apresenta o desempenho de alunos do 4º e 6º anos na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP). Analisaram-se evidências de validade baseadas na relação com critério (correlação com idade, e comparação ... -
Evidências de validade e normas de desempenho na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras (TEPP) para estudantes do 4º e 6º anos
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho; Pereira, Lisiane França Garcia Franquilin; Salles, Jerusa Fumagalli de; Corso, Helena Vellinho; Corso, Luciana Vellinho (2021) [Journal article]Este estudo apresenta o desempenho de alunos do 4º e 6º anos na Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (TEPP). Analisaram-se evidências de validade baseadas na relação com critério (correlação com idade, e comparação ... -
Fluência de leitura : evolução do construto e relações com a compreensão
Meggiato, Amanda Oliveira; Corso, Helena Vellinho; Corso, Luciana Vellinho (2021) [Journal article]Há diferentes definições de fluência de leitura, e, mesmo existindo consenso crescente de que envolva precisão, automaticidade e prosódia, as definições não deixam claro se a fluência contribui para a compreensão, ou se a ... -
Instrução em compreensão de leitura em sala de aula : o que podemos aprender com metanálises
Corso, Helena Vellinho; Nunes, Débora Mayer; Assis, Évelin Fulginiti de (2023) [Journal article]A teoria e a pesquisa em compreensão de leitura (CL) deixam claro que a habilidade não decorre automaticamente da capacidade de decodificar um texto, pois envolve componentes linguísticos e cognitivos que precisam operar ... -
Intervençao em compreensão de leitura e função executivas : efeitos na resolução de problemas matemáticos
Corso, Helena Vellinho; Assis, Évelin Fulginiti de; Silva, Júlia Beatriz Lopes; Piccolo, Luciane da Rosa (2023) [Journal article]Este estudo investigou o impacto de um programa de intervenção em compreensão de leitura e funções executivas, com eficácia demonstrada para o aprimoramento da habilidade de compreensão leitora (CL) e de funções executivas ... -
Metacognição e funções executivas : relações entre os conceitos e implicações para a aprendizagem
Corso, Helena Vellinho; Sperb, Tania Mara; Jou, Graciela Inchausti de; Salles, Jerusa Fumagalli de (2013) [Journal article]A pesquisa sobre aprendizagem indica que as capacidades de planejamento, monitoramento e controle são centrais ao processo de aprender e que falhas ou atraso no seu desenvolvimento estão presentes nas dificuldades de ... -
Relações entre compreensão de leitura, resolução de problemas deraciocínio quantitativo e funções executivas
Assis, Évelin Fulginiti de; Nogues, Camila Peres; Corso, Luciana Vellinho; Dorneles, Beatriz Vargas; Corso, Helena Vellinho (2021) [Journal article]Esta pesquisa teve como objetivo verificar as relações entre o desempenho em tarefas de resolução de problemas de raciocínio quantitativo, de leitura e de funções executivas em alunos de quinto ano do Ensino Fundamental. ...