Navegação Ciências Humanas por Título
Resultados 5502-5521 de 6694
-
O que dizem os memoriais de formação de estudantes da licenciatura em Matemática?
(2023) [Artigo de periódico]A pesquisa objetivou responder: o que dizem os memoriais relatados pelos estudantes de um quarto semestre de licenciatura em Matemática da UFRGS sobre experiências que impactam a trajetória de formação? Os memoriais foram ... -
O que é esta coisa chamada amor : identidade homossexual, educação e currículo
(1996) [Artigo de periódico]Os campos dos Estudos Gays e dos Estudos Lésbicos podem propiciar aos/às teóricos/as pós-estruturalistas, feministas e póscolonialistas alguns raros vislumbres sobre o que significa reconhecer a simultaneidade da identidade ... -
O que escrevem os monstros & outras considerações de uma professora em formação
(2019) [Artigo de periódico]Este trabalho tem o objetivo de analisar o sujeito na educação contemporânea a partir das observações e experiências docentes realizadas nos estágios obrigatórios I e II de licenciatura em Ciências Sociais. Através de uma ... -
O que é uma casa heptagonal? : nota acerca do universal aviceniano
(2010) [Artigo de periódico]O objetivo deste artigo é o de clarificar o uso e a origem de um exemplo fornecido por Avicena em sua Metafísica: a casa hepatagonal. Primeiramente, apresentaremos alguns elementos da teoria aviceniana dos universais na ... -
O que é um ambiente laico? : espaços (inter)religiosos em instituições públicas
(2013) [Artigo de periódico]O texto resulta de uma pesquisa sobre espaços religiosos existentes em instituições públicas na cidade de Porto Alegre, Brasil. Acompanha a polêmica que se levantou em torno da proposta da direção de um hospital público, ... -
O que é "verdadeiro, mas não esclarecedor" segundo a Ética Eudêmia
(2017) [Artigo de periódico]Em Ética Eudêmia I 6, Aristóteles caracteriza o avanço da investigação ética como uma substituição progressiva do que é a) dito com verdade, mas não de modo esclarecedor pelo que é b) verdadeiro e esclarecedor. Usualmente, ... -
O que fala o psicótico ? a pesquisa interdisciplinar no estudo da psicose
(2005) [Artigo de periódico]Este texto, de um ponto de vista interdisciplinar, aborda questões relativas ao funcionamento da linguagem em sujeitos com estruturação psicótica, articulando o referencial teórico oriundo da escola psicanalítica ... -
O que fazer no ano que vem? articulações entre juventude, tempo e escola
(2017) [Artigo de periódico]Este artigo analisa o que dizem os jovens sobre futuro. O objetivo central é refletir sobre as possibilidades de articulação entre tempo, juventude e escolarização, com material empírico produzido em uma escola pública de ... -
O que fazer no ano que vem? articulações entre juventude, tempo e escola
(2017) [Artigo de periódico]Este artigo analisa o que dizem os jovens sobre futuro. O objetivo central é refletir sobre as possibilidades de articulação entre tempo, juventude e escolarização, com material empírico produzido em uma escola pública de ... -
O que funciona e o que não funciona para reduzir homicídios no Brasil : uma revisão sistemática
(2021) [Artigo de periódico]Este artigo tem por objetivo identificar quais são as evidências científicas existentes no Brasil, hoje, sobre o que funciona e o que não funciona para reduzir o número de homicídios, por meio da primeira revisão sistemáticajá ... -
O que há de complexo no mundo complexo? : Niklas Luhmann e a teoria dos sistemas sociais
(2006) [Artigo de periódico] -
O que há de novo nas novas formas de exclusão na educação? : neoliberalismo, trabalho e educação
(1995) [Artigo de periódico]Desenvolvo neste ensaio alguns argumentos críticos em relação ao caráter do projeto neoliberal no campo educacional. Com o objetivo de caracterizar e identificar novos (e também não tão novos) processos de exclusão na ... -
O que há na escrita chinesa que possa nos orientar acerca da instância da letra no inconsciente?
(2020) [Artigo de periódico]Este artigo versa sobre as relações entre o sistema de escrita chinês e a instância da letra no inconsciente. Para isso, revisamos teoricamente uma rede de conceitos imbricados que suportam essa questão na Linguística, com ... -
Que história estamos ensinando?
(1983) [Artigo de periódico]O trabalho questiona a metodologia e a concepção de História presentes nos livros didáticos, apresentando, sinteticamente, dois métodos de análise da história: o positivismo e o materialismo histórico. Dois textos são ... -
Queixas iniciais no processo de psicoterapia pais-bebê
(2019) [Artigo de periódico]As queixas iniciais nos atendimentos de psicoterapia pais-bebê podem, por vezes, denunciar os principais sinais de sofrimento psíquico dos bebês, das mães e dos pais. Diante da importância destas problemáticas apontadas ... -
Quem educa o educador? a formação humana tecendo-se nas relações entre trabalho, movimentos sociais e educação
(2015) [Texto de apresentação/encerramento] -
Quem estuda justiça de transição no Brasil? : um panorama sobre uma agenda de pesquisas em construção
(2023) [Artigo de periódico]Este artigo tem dois objetivos: primeiro, situar o leitor no campo da justiça de transição delineando seu conceito, genealogia e introdução no debate público e acadêmico no Brasil; segundo – e mais importante –, realizar ... -
Quem governa por dispositivos? : a produção das normas e padrões para os alimentos orgânicos no Brasil
(2017) [Artigo de periódico]O artigo analisa a construção dos sistemas de avaliação de conformidade orgânica de produtos alimentares no Brasil à luz do debate sociológico sobre dispositivos e governamentalidade. O foco recai sobre os conflitos que ... -
A quem pertence o passado norte-americano? : a controvérsia sobre os National History Standards nos Estados Unidos (1994-1996)
(2015) [Artigo de periódico]O presente artigo trata da controvérsia pública sobre os National History Standards, um conjunto de propostas que visavam a auxiliar na reforma do Ensino Básico nos Estados Unidos, entre 1994 e 1996. No texto, enfatizam-se ... -
Quem sabe faz a hora não espera acontecer! trabalho, movimentos sociais e educação no Brasil contemporâneo
(2015) [Texto de apresentação/encerramento]