• Uma abordagem de ensino de reações químicas entre compostos inorgânicos referenciada em mecanismos de reação 

      Nardin, Cláudia Schneiders; Loguercio, Rochele de Quadros; Del Pino, Jose Claudio (2004) [Artigo de periódico]
      O ensino do conteúdo relacionado aos compostos inorgânicos se apresenta tradicionalmente, com uma abordagem que pode levar os alunos a uma aprendizagem memorística. Com uma metodologia referenciada na teoria da aprendizagem ...
    • A análise de conteúdo como estratégia de pesquisa interpretativa em educação em ciências 

      Ferreira, Marcelo; Loguercio, Rochele de Quadros (2014) [Artigo de periódico]
      A análise de conteúdo é um instrumento de exploração interpretativa de documentos de diversas naturezas, procedida por técnicas que visam à organização e à sistematização de unidades textuais para a evidenciação de núcleos ...
    • Conceitos para uma arquitetura das representações escolares 

      Pastoriza, Bruno dos Santos; Loguercio, Rochele de Quadros (2014) [Artigo de periódico]
      O presente trabalho discute a arquitetura do conceito de representações escolares, pautado através das discussões teóricas da ideia de representação em Gaston Bachelard e do fenômeno das representações sociais de Serge ...
    • Contribuições da história e da filosofia da ciência para a construção do conhecimento científico em contextos de formação profissional da química 

      Loguercio, Rochele de Quadros; Del Pino, Jose Claudio (2006) [Artigo de periódico]
      Este artigo pretende mostrar a relevância de se considerar a construção do conhecimento químico em suas bases filosóficas e as relações socioeconômico-políticas que constituem esse conhecimento em diferentes tempos e espaços ...
    • A delimitação do conceito de representações escolares aplicada à educação em ciências 

      Pastoriza, Bruno dos Santos; Loguercio, Rochele de Quadros; Mazzotti, Tarso Bonilha (2014) [Artigo de periódico]
      Neste texto realizaremos uma discussão acerca do conceito das representações escolares. Abordando o tema a partir de um ponto de vista teórico, buscaremos em exemplos da prática a legitimação e diferenciação do conceito ...
    • A dinâmica de analisar livros didáticos com os professores de química 

      Loguercio, Rochele de Quadros; Samrsla, Vander Edier Ebling; Del Pino, Jose Claudio (2001) [Artigo de periódico]
      This work evidences a survey conducted during a teacher professional qualification in Rio Grande do Sul, Brazil. This survey analysed the textbooks used by these teachers. The dynamics consisted of choosing the analytic ...
    • Os discursos produtores da identidade docente 

      Loguercio, Rochele de Quadros; Del Pino, Jose Claudio (2003) [Artigo de periódico]
      Este texto pretende enfatizar alguns aspectos da vida docente problematizando-os através dos Estudos Culturais e com algumas análises de inspiração foucaultiana. Pretende-se evidenciar os diferentes discursos que formam a ...
    • Do enredo à passarela do samba : a visibilidade da ciência no carnaval 

      Soares, Alessandro Cury; Loguercio, Rochele de Quadros (2017) [Artigo de periódico]
      O trabalho aborda os principais aspectos que compõem o desfile de uma escola de samba, tendo como objeto emblemático o desfile da Unidos da Tijuca no Carnaval de 2004 com o enredo “O sonho da criação e a criação do sonho: ...
    • Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos 

      Loguercio, Rochele de Quadros; Del Pino, Jose Claudio (2007) [Artigo de periódico]
      Neste artigo, evidenciam-se alguns de nossos entendimentos sobre a utilização da História e da Filosofia da Ciência nas salas de aula de química tanto na escola básica quanto na formação inicial e continuada de professores. ...
    • Imagens, docência e identidade 

      Leite, Maria Cecília Lorea; Hypolito, Alvaro Moreira; Loguercio, Rochele de Quadros (2010) [Artigo de periódico]
      Este texto analisa imagens docentes a partir de uma investigação com três turmas de estudantes de três diferentes cursos universitários para formação docente. O texto discute a construção das imagens docentes a partir de ...
    • Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais 

      Pastoriza, Bruno dos Santos; Loguercio, Rochele de Quadros (2009) [Artigo de periódico]
      Mais recentemente, o impacto dos avanços tecnológicos aplicados à educação contribuiu para o aprimoramento das metodologias utilizadas no ensino. Um reflexo disto reside no aperfeiçoamento dos instrumentos educacionais, ...