Listar Ciencias Exactas y Naturales por autor "Ostermann, Fernanda"
Mostrando ítems 1-20 de 87
-
Uma abordagem conceitual e fenomenológica dos postulados da física quântica
Pereira, Alexsandro Pereira de; Pessoa Junior, Osvaldo; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2012) [Artículo de periódico]No presente trabalho, apresentamos uma discussão sobre os postulados da física quântica a partir de uma “tradução” do formalismo matemático para uma linguagem “operacional” e que envolve uma discussão conceitual e ... -
Análise de sobrevivência aplicada ao estudo do fluxo escolar nos cursos de graduação em física : um exemplo de uma universidade brasileira
Lima Júnior, Paulo; Silveira, Fernando Lang da; Ostermann, Fernanda (2012) [Artículo de periódico]A análise de sobrevivência é um método estatístico muito utilizado nas ciências da saúde, possuindo aplicações em outras áreas do conhecimento. Seu objeto de estudo é o tempo entre eventos, geralmente chamado “tempo de ... -
Análise dos condicionantes sociais da evasão e retenção em cursos de graduação em física à luz da sociologia de Bourdieu
Lima Júnior, Paulo; Ostermann, Fernanda; Santos, Flavia Rezende Valle dos (2012) [Artículo de periódico]Este artigo se apropria da sociologia da educação de Pierre Bourdieu (1930-2002) como ferramenta para a interpretação dos fenômenos evasão e retenção nos cursos de graduação em Física (bacharelado e licenciatura) oferecidos ... -
Análise dos condicionantes sociais do sucesso acadêmico em cursos de graduação em física à luz da sociologia de Bourdieu
Lima Júnior, Paulo; Ostermann, Fernanda; Santos, Flavia Rezende Valle dos (2013) [Artículo de periódico]A presente investigação fundamenta-se na teoria de Pierre Bourdieu (1930-2002) sobre as relações entre reprodução social e reprodução cultural. Uma implicação relativamente direta dessa teoria é que, considerando-se o ... -
Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física
Nascimento, Matheus Monteiro; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2017) [Artículo de periódico]Neste artigo analisamos a influência do contexto de formação de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) no desenvolvimento de seus produtos educacionais. A pesquisa consiste de uma análise quantitativa ... -
A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências
Pereira, Alexsandro Pereira de; Ostermann, Fernanda (2012) [Artículo de periódico]Este artigo apresenta uma introdução à aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch. Um primeiro pressuposto da aproximação sociocultural é a noção de que a “ação mediada” é a unidade de análise. A partir dessa ... -
Atualização do currículo de física na escola de nível médio : um estudo desta problemática na perspectiva de uma experiência em sala de aula e da formação inicial de professores
Ostermann, Fernanda; Moreira, Marco Antonio (2001) [Artículo de periódico]Neste trabalho descrevemos uma experiência de ensino-aprendizagem de dois tópicos de Física Contemporânea partículas elementares e supercondutividade em escolas de Nível Médio de Porto Alegre. A pesquisa desenvolveu-se ao ... -
Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física
Schäfer, Eliane Dias Alvarez; Ostermann, Fernanda (2013) [Artículo de periódico]Neste trabalho analisamos como a autonomia profissional é exercida por alunos (que são também professores da educação básica) de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física, a partir de entrevistas semiestruturadas, ... -
Base Nacional Comum Curricular, Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental e os mitos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade
Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2020) [Artículo de periódico]Assumindo a perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), questões sociocientíficas e alfabetização científica como posições contra-hegemônicas na área da pesquisa em educação em ciências, buscou-se identificar, no ... -
A Base Nacional Comum Curricular como revocalizadora de vozes dos Parâmetros Curriculares Nacionais : o currículo Ciência, Tecnologia e Sociedade na educação científica para os anos finais do Ensino Fundamental
Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2021) [Artículo de periódico]Frente ao cenário de aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do Ensino fundamental, consideramos relevante entender relações entre o discurso científico trazido como novo e os enunciados que ... -
Bourdieu en la educación científica : consecuencias para la enseñanza y la investigación
Lima Júnior, Paulo; Pinheiro, Nathan Carvalho; Ostermann, Fernanda (2012) [Artículo de periódico]A lo largo de las últimas décadas, el desarrollo y la consolidación de un abordaje sociocultural a la educación científica han dado lugar a un creciente interés por referencias de ámbitos como la sociología de la ciencia ... -
Uma busca por questões de Física do ENEM potencialmente não reprodutoras das desigualdades socioeconômicas
Nascimento, Matheus Monteiro; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2018) [Artículo de periódico]O Exame Nacional do Ensino Médio é o segundo maior exame em larga escala do mundo. No Brasil, o desempenho dos alunos nessa prova é o critério de seleção para cursos em instituições de ensino superior públicas e privadas. ... -
Conceitos de física quântica na formação de professores : relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais
Ostermann, Fernanda; Ricci, Trieste dos Santos Freire (2005) [Artículo de periódico]Neste trabalho, relatamos a reestruturação e implementação de uma unidade didática conceitual sobre Física Quântica (FQ) na disciplina "Tópicos de Física Moderna e Contemporânea I" da segunda turma do Mestrado Profissionalizante ... -
Concepções de dualidade onda-partícula : uma proposta didática construída a partir de trechos de fontes primárias da Teoria Quântica
Lima, Nathan Willig; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2021) [Artículo de periódico]Muitos pesquisadores defendem que não é possível ensinar física quântica sem ensinar pelo menos um pouco de história da física quântica. A literatura, entretanto, aponta que as narrativas dos livros didáticos destoam em ... -
Concepções epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamental
Pino, Patricia Visintainer; Ostermann, Fernanda; Moreira, Marco Antonio (2005) [Artículo de periódico]Este artigo tem como objetivo analisar as concepçõe s epistemológicas veiculadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na área de Ciências Naturais de quinta a oitava séries do ensino fundamental. Mostramos a falta ... -
Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física
Pereira, Alexsandro Pereira de; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2009) [Artículo de periódico]Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as concepções de futuros professores de física acerca da dualidade onda-partícula. Para tanto, foi necessário elaborar, validar e aplicar um instrumento ... -
Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências : um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu
Nascimento, Matheus Monteiro; Lima, Nathan Willig; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2019) [Artículo de periódico]Discussões sobre política e economia não estão presentes nas aulas de Ciências do Ensino Médio, restringindo-se em geral ao contexto das disciplinas das Ciências Humanas. Isso gera, por vezes, um desinteresse e uma alienação ... -
Deformações geométricas e velocidade superluminal aparentes em objetos em movimento relativístico
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2007) [Artículo de periódico]Neste trabalho, como continuação do trabalho de Ostermann e Ricci (Caderno Catarinense de Ensino de Física 19, 176 (2002)), analisamos as deformações geométricas aparentes de três objetos em movimento relativístico: uma ... -
Desenvolvimento de um software para o ensino de fundamentos de física quântica
Ostermann, Fernanda; Prado, Sandra Denise; Ricci, Trieste dos Santos Freire (2006) [Artículo de periódico] -
Desigualdades sociais e de desempenho nas olimpíadas de ciências
Santos, Flavia Rezende Valle dos; Ostermann, Fernanda (2015) [Artículo de periódico]