Listar Ciencias Exactas y Naturales por autor "Oliveira, Tobias Espinosa de"
Mostrando ítems 1-13 de 13
-
Análise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensino
Percheron, Felippe Santos; Petter, Ana Amélia; Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano (2021) [Artículo de periódico]Pesquisas na área de ensino têm apontando o Peer Instruction (PI) como o método ativo de ensino mais utilizado, aplicado em diferentes contextos educacionais e, consequentemente, sujeito a diversas modificações no seu ... -
Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica
Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2019) [Artículo de periódico]Es deseable que los buenos resultados obtenidos en las investigaciones sobre la utilización de los métodos activos de enseñanza sean alcanzados en la práctica docente en diversos contextos. Para ello, es necesario comprender ... -
Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning) : um método ativo para o Ensino de Física
Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2016) [Artículo de periódico]O método tradicional de ensino, caracterizado basicamente por aulas expositivas centradas no professor e pela resolução de longas listas de exercícios como atividade de fixação dos conteúdos, é ainda presente em grande ... -
Crenças de autoeficácia em aprender Física e trabalhar colaborativamente : um estudo de caso com o método Team-Based Learning em uma disciplina de Física Básica
Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2019) [Artículo de periódico] -
Um estudo quantitativo sobre a intenção de persistência de estudantes de licenciatura em Física de uma universidade pública brasileira embasado no Modelo da Motivação da Persistência de Vincent Tinto
Oliveira, Tobias Espinosa de; Heidemann, Leonardo Albuquerque; Calsing, Ingrid Weber; Moraes, Kaluti Rossi de Martini (2023) [Artículo de periódico]Os cursos de graduação em Física estão entre os que apresentam maiores índices de evasão nas universidades brasileiras. Para combater esse problema, é necessário um entendimento profundo das causas que levam os estudantes ... -
A evasão nos cursos de graduação : como entender o problema?
Heidemann, Leonardo Albuquerque; Oliveira, Tobias Espinosa de (2020) [Artículo de periódico] -
Fontes de autoeficácia e atividades experimentais de física : um estudo exploratório
Selau, Felipe Ferreira; Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2019) [Artículo de periódico]Parte da comunidade de pesquisa em ensino de Física tem devotado atenção ao estudo de métodos ativos de ensino. Além da aprendizagem dos conteúdos, tais métodos buscam desenvolver habilidades associadas ao trabalho ... -
A influência de métodos ativos de ensino na autoeficácia discente sobre aprender Física e trabalhar colaborativamente : um estudo de caso explanatório com o método Team-Based Learning
Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2020) [Artículo de periódico]Autoeficácia, definida como a crença dos indivíduos acerca da própria capacidade de realizar uma atividade específica, influencia na motivação, desempenho e persistência discente nas tarefas de aprendizagem. Por isso, em ... -
Inovação didática no Ensino de Física em Nível Superior : o caso da disciplina Applied Physics 50 da Universidade de Harvard
Araujo, Ives Solano; Oliveira, Tobias Espinosa de; Miller, Kelly Anne; Mazur, Eric (2021) [Artículo de periódico]No contexto das disciplinas introdutórias de Física em nível superior, o modelo de transmissão de informação em aulas expositivas continua predominante, apesar de seus resultados inferiores, em comparação a metodologias ... -
Inovação didática no Ensino de Física : um estudo sobre a adoção do método Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) no contexto de Mestrados Profissionais em Ensino no Brasil
Petter, Ana Amélia; Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano (2021) [Artículo de periódico]Entre outros fatores, a melhoria da qualidade da educação escolar demanda investimentos na formação didático-pedagógica dos docentes. Essa não deve ficar restrita à formação inicial, mas também incluir à continuada, os ... -
Métodos ativos de ensino podem ser entendidos como recursos para o combate à evasão em cursos de Ciências Exatas? : uma análise pautada nas ideias de Vincent Tinto
Moraes, Kaluti Rossi de Martini; Heidemann, Leonardo Albuquerque; Oliveira, Tobias Espinosa de (2020) [Artículo de periódico]Métodos ativos de ensino têm sido vastamente investigados na literatura da área de Ensino de Ciências. Esses estudos têm demonstrado, entre outras coisas, que atividades que promovem um papel ativo dos estudantes, favorecendo ... -
Reducing the gender gap in students’ physics self-efficacy in a team- and project-based introductory physics class
Oliveira, Tobias Espinosa de; Miller, Kelly Anne; Araujo, Ives Solano; Mazur, Eric (2019) [Artículo de periódico]Self-efficacy represents an individual’s belief that he or she can perform a particular task in a given domain. It is a strong predictor for performance and persistence in STEM education. Research shows that there is a ... -
Sala de aula invertida (flipped classroom) : inovando as aulas de física
Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2016) [Artículo de periódico]Aulas puramente expositivas, com alunos passivos e comumente inibidos a qualquer ação interativa. Esse retrato do ensino tradicional diverge do perfil dos alunos atuais, os quais, em sua maioria, estão constantemente ...