Browsing Exact and Earth Sciences by Author "Pastorio, Dioni Paulo"
Now showing items 1-16 of 16
-
Conjunto de atividades didáticas de mecânica baseadas em resolução de problemas e simulações computacionais
Pastorio, Dioni Paulo; Vidmar, Muryel Pyetro; Alves, Josemar; Centenaro, Francis Jessé (2020) [Journal article]Neste artigo, apresentamos um conjunto de atividades didáticas (AD) de Mecânica, baseadas em Resolução de Problemas (RP) e simulações computacionais(SC). Esse conjunto de AD tem como objetivo abordar os conteúdos conceituais, ... -
Elaboração e implementação de uma unidade didática baseada no just-in-time teaching : um estudo sobre as percepções dos estudantes
Pastorio, Dioni Paulo; Ribeiro, Bruna Schons; Souza, Leonardo Alencastro Vanin Dutra de; Pigosso, Letícia Tasca; Fragoso, Tainá Almeida (2020) [Journal article]Neste trabalho, desenvolvemos, implementamos e avaliamos uma sequência didática baseada na metodologia ativa Just-in-Time Teaching (JiTT - Ensino sob Medida). Nessa metodologia, os estudantes realizam tarefas antes da sala ... -
Formação para a apropriação e integração das tecnologias digitais da informação e comunicação ao ensino de física
Leonel, André Ary; Vidmar, Muryel Pyetro; Pastorio, Dioni Paulo (2021) [Journal article]Este trabalho investiga as atividades desenvolvidas na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física de um programa de pós-Graduação de uma Universidade Federal do sul do Brasil. Para contribuir ... -
Investigação científica em sala de aula : uma análise dos problemas apresentados em uma atividade didática e as possibilidades para a abordagem didático-científica
Pastorio, Dioni Paulo; Fragoso, Tainá Almeida (2022) [Journal article]Neste trabalho iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de Resolução de Problemas (RP) implementada através da metodologia Problem-Based Learning, buscando identificar aspectos ... -
Just-in-time teaching para o ensino de Física e Ciências : uma revisão sistemática da literatura
Ribeiro, Bruna Schons; Souza, Leonardo Alencastro Vanin Dutra de; Lapa, Isadora Horn; Pires, Fernando Shinoske Tagawa de Lemos; Pastorio, Dioni Paulo (2022) [Journal article]Apresenta-se neste trabalho uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da metodologia ativa de ensino Just-in-Time Teaching empregada dentro das subáreas Ensino de Física e Educação em Ciências. Após seleção de 123 ... -
Um olhar para a disciplina curricular Cultura Digital do novo Ensino Médio : a relação das tecnologias digitais de informação e comunicação e o ensino de Física
Testa, Mauricio José; Lopes, Eduarda da Silva; Vidmar, Muryel Pyetro; Pastorio, Dioni Paulo (2023) [Journal article]No cenário atual, uma das principais habilidades requeridas pelos sujeitos diz respeito ao desenvolvimento de novas estratégias para melhor utilização das tecnologias digitais, que têm demonstrado um grande potencial no ... -
Problemas abertos no ensino de física : uma análise em revistas da área
Rosa, Henrique da Silva; Silveira, Idiari da Silva; Silva, Wallace Vinicius da Veiga e; Roso, Caetano Castro; Pastorio, Dioni Paulo (2021) [Journal article]Este trabalho relata uma pesquisa bibliográfica, visando identificar, analisar e categorizar os problemas abertos utilizados na literatura em que são citados ou abordados, apresentando suas principais características. Com ... -
Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais
Machado, Naamã Lobosco Rodrigues; Neves, Gabriel Justo das; Pereira, Pedro Francis; Pastorio, Dioni Paulo (2021) [Journal article]Este trabalho consiste em uma proposta didática dirigida ao ensino de Física, que integra simulações computacionais e atividades experimentais com intuito de promover a aprendizagem significativa do estudante, utilizando ... -
Ressignificando problemas de lápis e papel : uma reflexão sobre a prática de resolução de problemas através de simulações computacionais
Pastorio, Dioni Paulo; Haiduk, Fernanda Mossi; Fragoso, Tainá Almeida (2021) [Journal article]A resolução de problemas (RP) se configura como importante estratégia didática no ensino da Física no Brasil e no mundo. Contudo, essa prática tem trazido resultados insatisfatórios do ponto de vista de ensino-aprendizagem ... -
Uma revisão bibliográfica sobre o uso de software de análise de dados : um olhar para o Octave
Pastorio, Dioni Paulo; Alves, Josemar; Fragoso, Tainá Almeida (2021) [Journal article]Esta revisão bibliográfica tem por objetivo investigar como o software, de código aberto e livre distribuição, GNU Octave vem sendo utilizado como recurso didático-pedagógico nos âmbitos da Educação Básica e do Ensino ... -
Uma revisão da literatura sobre a integração das tecnologias da informação e comunicação com atividades experimentais no ensino de Física
Machado, Naamã Lobosco Rodrigues; Pastorio, Dioni Paulo (2022) [Journal article]No presente trabalho realizamos uma revisão sistemática da literatura referente às publicações nacionais sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) integradas às atividades experimentais no ensino ... -
Softwares de correção automática no ensino de Física : potencialidades e limitações a partir de uma revisão bibliográfica
Pastorio, Dioni Paulo; Alves, Josemar; Vidmar, Muryel Pyetro; Centenaro, Francis Jessé (2020) [Journal article]Apontando para a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Física, desenvolvemos, neste trabalho, uma revisão bibliográfica sobre o uso de softwares de correção automática em processos ... -
Trajetória, distância percorrida e deslocamento : formação de conceitos a partir do uso de brinquedos de dar corda
Cunha, Alexander Montero; Siebeneichler, Álisson Francisco Schneider; Pastorio, Dioni Paulo; Roso, Caetano Castro (2023) [Journal article]Neste artigo analisamos as contribuições e os limites de uma atividade experimental para a compreensão dos conceitos de trajetória, distância percorrida e deslocamento. A atividade experimental foi desenvolvida no âmbito ... -
O uso de metodologias ativas para o ensino das Leis de Newton : experiências do residência pedagógica
Silva, Derek Carvalho Menezes da; Pastorio, Dioni Paulo; Lopes, Eduarda da Silva (2022) [Journal article]O presente trabalho consiste em um estudo de caso acerca de uma sequência didática sobre o ensino das Leis de Newton, implementada na educação básica envolvendo Metodologias Ativas, desenvolvida por intermédio do Programa ... -
Uso de um software de correção automática : uma alternativa para viabilizar o processo avaliativo contínuo no contexto do ensino universitário
Sauerwein, Ricardo Andreas; Alves, Josemar; Pastorio, Dioni Paulo (2018) [Journal article]A avaliação continuada tem sido apontada como um dos fatores-chave para se alcançar uma aprendizagem mais efetiva. Porém, no caso de turmas grandes, um limitante para a implementação desse tipo de avaliação é a sobrecarga ... -
A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica
Fragoso, Tainá Almeida; Pastorio, Dioni Paulo (2021) [Journal article]Neste trabalho, pretendemos apresentar uma aplicação de atividade de resolução de problemas (RP) que foi implementada em uma turma de física básica no ensino superior, utilizando a metodologia Problem-Based Learning (PBL), ...