Paradoxo da escolha : o impacto do número de opções na satisfação com a decisão de maximizadores e satisficers
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Date
2009Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Com a perspectiva de que as pessoas preferem e conseguem fazer melhores escolhas diante de muitas alternativas, a variedade no mercado consumidor vem sendo ampliada progressivamente. Contudo, estudos têm diagnosticado efeitos negativos do excesso de opções, como a diminuição da satisfação e o aumento do arrependimento pós-compra. A este panorama dá-se o nome de “paradoxo da escolha” (SCHWARTZ, 2007). Nesse sentido, a presente pesquisa procurou explorar o impacto do número de opções na satisfaçã ...
Com a perspectiva de que as pessoas preferem e conseguem fazer melhores escolhas diante de muitas alternativas, a variedade no mercado consumidor vem sendo ampliada progressivamente. Contudo, estudos têm diagnosticado efeitos negativos do excesso de opções, como a diminuição da satisfação e o aumento do arrependimento pós-compra. A este panorama dá-se o nome de “paradoxo da escolha” (SCHWARTZ, 2007). Nesse sentido, a presente pesquisa procurou explorar o impacto do número de opções na satisfação do consumidor com o resultado e com o processo de escolha, utilizando conjuntos com 5, 10, 15 e 30 alternativas. Além disso, buscou relacionar esses pontos com o perfil do indivíduo – identificados como maximizadores (que sempre querem o melhor) e satisficer (pessoas que se contentam com o suficientemente bom). Os resultados apontam que: (1) os efeitos negativos do excesso de opções limitam-se a domínios não familiares para o consumidor; (2) consumidores ficam mais satisfeitos com o resultado da escolha diante de conjuntos mais amplos; (3) o gênero masculino é aquele que apresenta aumento da satisfação com o resultado da escolha para conjuntos com mais opões, ao passo que o feminino não registra tal variação; (4) um maior número de opções afeta negativamente a satisfação das mulheres com o processo de escolha, enquanto que, para os homens, esse índice não varia; (5) os homens apresentam maior nível de maximização do que as mulheres; (6) maximizadores preferem um variedade ampla, ao passo que satisficers julgam conjuntos com poucas ou muitas alternativas como adequados de forma equivalente. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
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