Um estudo da confiança de jovens investidores de Porto Alegre/RS e região metropolitana no mercado acionário brasileiro
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Date
2009Author
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Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho buscou analisar o relacionamento dos jovens investidores com as instituições do mercado de ações no Brasil, identificando as características das confianças cognitiva, afetiva e comportamental nesses relacionamentos. A pesquisa foi qualitativa, do tipo descritivo. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas realizadas em setembro e outubro de 2009. A interpretação dos dados realizou-se pela técnica da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2004). Os resulta ...
Este trabalho buscou analisar o relacionamento dos jovens investidores com as instituições do mercado de ações no Brasil, identificando as características das confianças cognitiva, afetiva e comportamental nesses relacionamentos. A pesquisa foi qualitativa, do tipo descritivo. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas realizadas em setembro e outubro de 2009. A interpretação dos dados realizou-se pela técnica da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2004). Os resultados da pesquisa apresentaram oito grandes tópicos. Um importante tema para identificar as características das confianças foram os aspectos analisados pelos jovens investidores no relacionamento com as instituições financeiras intermediárias. Esses aspectos foram: a agilidade, a capacidade de resolução de problemas, o atendimento, a transparência, a gestão da empresa e o comportamento oportunístico. A análise desses e de outros aspectos permitiu identificar que a confiança cognitiva e a confiança comportamental são mais aparentes do que a confiança afetiva nos relacionamentos dos jovens investidores com essas instituições. Face a esses resultados, as instituições envolvidas nesse mercado devem considerar os aspectos valorizados pelos jovens no momento de divulgar seus produtos e serviços. O investimento no jovem investidor permite a criação de um relacionamento a longo prazo com um consumidor que possui um valor vitalício potencialmente alto. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
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