Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na físico-química
dc.contributor.advisor | Zaro, Milton Antonio | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Andre Luis Andrejew | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-03-31T04:15:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/19031 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo investigar a compreensão dos conceitos de equação e função que serão aplicados na disciplina de Física-Química I do Curso de Química da UFPel. Para isso foram usados como fundamentação teórica o conceito de aprendizagem significativa de Ausubel, Mapas Conceituais e a Epistemologia do “Vê” de Gowin. Também foram utilizados os conceitos matemáticos de equação e função aplicados à Química, assim como a análise e o levantamento de ferramentas computacionais disponíveis na internet e as suas características em termos de aplicabilidade na área do ensino. Para a realização dessa pesquisa se fez uso de pré-testes com os alunos, visando identificar a existência dos subsunçores, assim como, a elaboração de mapas conceituais sobre os conhecimentos matemáticos exigidos na disciplina, particularmente, na Equação dos Gases Ideais. Os resultados foram analisados e permitiram o desenvolvimento de um objeto virtual de aprendizagem que privilegia o uso de equação e função matemática na Química. O objeto virtual de aprendizagem possibilita ao aluno o processo de interação, buscando desenvolver a sua aprendizagem, assim como elementos que promovam a interdisciplinaridade entre a Matemática e a Química. A interdisciplinaridade privilegiará a aplicabilidade de conceitos matemáticos na Equação dos Gases Ideais, especificamente na disciplina de Físico-Química I. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work has the objective of investigating the comprehension of the concepts of equation and function that will be applied in the Physics Chemistry subject I from the Chemistry Graduation Course at the UFPel. For that, Ausubel concept of meaningful learning, conceptual maps and the “V” epistemology were used as theoretical background. Besides, the mathematical concepts of equation and function applied to Chemistry were considered and also the analysis and the research of computational tools available on the internet and their characteristics related to the applicability in the teaching area. During the construction period of this research, some pre tests with the students were applied with the purpose of identifying the subsumers as well as the elaboration of the conceptual maps about the mathematical knowledge needed for the subject, mainly for the ideal gas equation. The results were analyzed and they allowed the development of a learning virtual object which privileges the use of mathematical equations and functions inside Chemistry The virtual object allows the student to get into the interaction process searching the development of his learning process as well as elements which promote the interdisciplinarity between Mathematics and Chemistry. Interdisciplinarity will privilege the applicability of mathematical concepts in the Ideal Gas Equation, mainly in the Physics Chemistry Subject I. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Meaningful learning | en |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual | pt_BR |
dc.subject | Virtual environment | en |
dc.subject | Mapa conceitual | pt_BR |
dc.subject | Subsumers | en |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Conceptual map | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity | en |
dc.subject | Mathematic | en |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Physic | en |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Ausubel, David Paul, 1918-2000 | pt_BR |
dc.subject | Chemistry | en |
dc.subject | Gowin, D. Bob | pt_BR |
dc.title | Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na físico-química | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000734341 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2563)Informática na Educação (322)