Show simple item record

dc.contributor.advisorZaro, Milton Antoniopt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Andre Luis Andrejewpt_BR
dc.date.accessioned2010-03-31T04:15:47Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19031pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar a compreensão dos conceitos de equação e função que serão aplicados na disciplina de Física-Química I do Curso de Química da UFPel. Para isso foram usados como fundamentação teórica o conceito de aprendizagem significativa de Ausubel, Mapas Conceituais e a Epistemologia do “Vê” de Gowin. Também foram utilizados os conceitos matemáticos de equação e função aplicados à Química, assim como a análise e o levantamento de ferramentas computacionais disponíveis na internet e as suas características em termos de aplicabilidade na área do ensino. Para a realização dessa pesquisa se fez uso de pré-testes com os alunos, visando identificar a existência dos subsunçores, assim como, a elaboração de mapas conceituais sobre os conhecimentos matemáticos exigidos na disciplina, particularmente, na Equação dos Gases Ideais. Os resultados foram analisados e permitiram o desenvolvimento de um objeto virtual de aprendizagem que privilegia o uso de equação e função matemática na Química. O objeto virtual de aprendizagem possibilita ao aluno o processo de interação, buscando desenvolver a sua aprendizagem, assim como elementos que promovam a interdisciplinaridade entre a Matemática e a Química. A interdisciplinaridade privilegiará a aplicabilidade de conceitos matemáticos na Equação dos Gases Ideais, especificamente na disciplina de Físico-Química I.pt_BR
dc.description.abstractThe present work has the objective of investigating the comprehension of the concepts of equation and function that will be applied in the Physics Chemistry subject I from the Chemistry Graduation Course at the UFPel. For that, Ausubel concept of meaningful learning, conceptual maps and the “V” epistemology were used as theoretical background. Besides, the mathematical concepts of equation and function applied to Chemistry were considered and also the analysis and the research of computational tools available on the internet and their characteristics related to the applicability in the teaching area. During the construction period of this research, some pre tests with the students were applied with the purpose of identifying the subsumers as well as the elaboration of the conceptual maps about the mathematical knowledge needed for the subject, mainly for the ideal gas equation. The results were analyzed and they allowed the development of a learning virtual object which privileges the use of mathematical equations and functions inside Chemistry The virtual object allows the student to get into the interaction process searching the development of his learning process as well as elements which promote the interdisciplinarity between Mathematics and Chemistry. Interdisciplinarity will privilege the applicability of mathematical concepts in the Ideal Gas Equation, mainly in the Physics Chemistry Subject I.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectVirtual environmenten
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectSubsumersen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectConceptual mapen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectMathematicen
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectPhysicen
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectAusubel, David Paul, 1918-2000pt_BR
dc.subjectChemistryen
dc.subjectGowin, D. Bobpt_BR
dc.titleProcessos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na físico-químicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.identifier.nrb000734341pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record