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dc.contributor.advisorFrank, Alejandro Germánpt_BR
dc.contributor.authorYoshioka, Akiept_BR
dc.date.accessioned2019-04-10T02:38:14Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190233pt_BR
dc.description.abstractA utilização da Gestão do Conhecimento (GC) no setor público é uma estratégia de um novo caminho para o melhor desempenho e para o melhor relacionamento interno e externo das organizações desse setor. Um dos maiores desafios das organizações atualmente, e em particular para as Instituições de Ensino Superior (IES), está em aprender a converter o conhecimento dos seus colaboradores em conhecimento organizacional. As coordenações de graduação como instâncias acadêmico-administrativas tem participação direta no provimento de qualidade, isto porque, elas se ocupam de articulações entre colegiados de cursos, departamentos e centros de ensino, de forma a melhor prover as necessidades discentes, sobretudo em questões curriculares. O objetivo do presente estudo é propor um conjunto de ferramentas da GC que possam auxiliar a execução das atividades da função de coordenação de cursos de graduação no âmbito das universidades federais brasileiras. A partir da análise de conteúdo foi possível identificar as principais necessidades em relação ao papel de coordenador, à estrutura e processos das coordenações de curso. Ao fim do estudo foram propostas práticas que promovessem a manutenção e compartilhamento de conhecimento que sanar os problemas identificados nas entrevistas.pt
dc.description.abstractKnowledge Management (KM) applied to the public agency is a strategy that lead to a new path to improve the performance, as well as the relationships with internal and external organizations in this sector. One of the major challenges currently faced by the public agencies, particularly the Higher Education Institutions, is in learning how to convert their employees' knowledge into organizational knowledge. The undergraduate courses coordination sector, as academic-administrative instances, have a direct participation in the quality provision, because they deal with articulations between courses, departments and teaching centers, in order to better meet the students' needs, especially in curricular matters. The aim of the present study is to propose a set of KM tools to support the Brazilian Federal Universities undergraduate courses coordination sector activities. From the contents analysis, it was possible to identify the main needs regarding the coordinator role, structure and processes. At the end of the study, practices are proposed to promote the maintenance and the knowledge sharing to address the problems identified in the interviews.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectPublic universitiesen
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectUndergraduate course coordinationen
dc.subjectCurso de graduaçãopt_BR
dc.titleProposição de um conjunto de práticas de gestão do conhecimento para as coordenações de cursos de graduaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001088192pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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