Proposição de um conjunto de práticas de gestão do conhecimento para as coordenações de cursos de graduação
dc.contributor.advisor | Frank, Alejandro Germán | pt_BR |
dc.contributor.author | Yoshioka, Akie | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-10T02:38:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/190233 | pt_BR |
dc.description.abstract | A utilização da Gestão do Conhecimento (GC) no setor público é uma estratégia de um novo caminho para o melhor desempenho e para o melhor relacionamento interno e externo das organizações desse setor. Um dos maiores desafios das organizações atualmente, e em particular para as Instituições de Ensino Superior (IES), está em aprender a converter o conhecimento dos seus colaboradores em conhecimento organizacional. As coordenações de graduação como instâncias acadêmico-administrativas tem participação direta no provimento de qualidade, isto porque, elas se ocupam de articulações entre colegiados de cursos, departamentos e centros de ensino, de forma a melhor prover as necessidades discentes, sobretudo em questões curriculares. O objetivo do presente estudo é propor um conjunto de ferramentas da GC que possam auxiliar a execução das atividades da função de coordenação de cursos de graduação no âmbito das universidades federais brasileiras. A partir da análise de conteúdo foi possível identificar as principais necessidades em relação ao papel de coordenador, à estrutura e processos das coordenações de curso. Ao fim do estudo foram propostas práticas que promovessem a manutenção e compartilhamento de conhecimento que sanar os problemas identificados nas entrevistas. | pt |
dc.description.abstract | Knowledge Management (KM) applied to the public agency is a strategy that lead to a new path to improve the performance, as well as the relationships with internal and external organizations in this sector. One of the major challenges currently faced by the public agencies, particularly the Higher Education Institutions, is in learning how to convert their employees' knowledge into organizational knowledge. The undergraduate courses coordination sector, as academic-administrative instances, have a direct participation in the quality provision, because they deal with articulations between courses, departments and teaching centers, in order to better meet the students' needs, especially in curricular matters. The aim of the present study is to propose a set of KM tools to support the Brazilian Federal Universities undergraduate courses coordination sector activities. From the contents analysis, it was possible to identify the main needs regarding the coordinator role, structure and processes. At the end of the study, practices are proposed to promote the maintenance and the knowledge sharing to address the problems identified in the interviews. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Knowledge management | en |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Public universities | en |
dc.subject | Instituições de ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Undergraduate course coordination | en |
dc.subject | Curso de graduação | pt_BR |
dc.title | Proposição de um conjunto de práticas de gestão do conhecimento para as coordenações de cursos de graduação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001088192 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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