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dc.contributor.advisorRodrigues, André Iriburept_BR
dc.contributor.authorPinto, Tatielly Rosane Rodrigues Nevespt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:17:42Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190105pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema a geração de engajamento em consumidoras da marca de cosméticos Quem Disse, Berenice? a partir da exploração da temática feminista. Através da análise do comercial da campanha Pode! e de seus desdobramentos no site de rede social Facebook, o objetivo da pesquisa é identificar como a marca Quem Disse, Berenice? se apropria de valores do movimento feminista, utilizando-os como estratégia comunicacional na geração de engajamento, bem como identificar os pares conversacionais que se formam a partir da campanha e quais elementos da geração do engajamento se apresentam nessas interações. Em um primeiro momento, através de Pesquisa Bibliográfica, são apresentados referenciais teóricos acerca da construção social do gênero e de como a beleza se insere como instrumento das relações de poder. Também são apresentadas reflexões sobre a publicidade na contemporaneidade, sua dimensão social e sobre quais elementos constituem o engajamento. A partir da Análise de Conteúdo, aliada à Análise do Discurso Mediado por Computador, busca-se apontar aspectos comumente identificados nas discussões e nas conquistas históricas do movimento feminista presentes ou traduzidos na campanha Pode! e avaliar os desdobramentos da estratégia comunicacional adotada pela marca Quem Disse, Berenice?, verificando-se a eficácia de tal estratégia na geração do engajamento a partir da temática feminista.pt
dc.description.abstractThis monograph paper has as its main theme the engagement behavior by the consumers from the Quem Disse, Berenice? cosmetics brand, analyzing the usage of the feminist thematic. Through the analysis of the ad from the Pode! Campaign and its repercussion in the social network website Facebook, the main objective of this research is to identify how the brand Quem Disse, Berenice? absorbs the values of the feminist movement, using them as a communicational strategy in the engagement generation, as well as to identify which conversational pairs are formed from the campaign and which elements in the engagement generation are presented in this interactions. Firstly, through Bibliographical Research, theoretical background is presented in order to explain the social construction of gender and how the beauty works as an instrument of power relations. There are also remarks about the advertising field nowadays, its social dimensions and also a discussion about which elements constitute the engagement. From the Content Analysis, conjoined to the Computer-Mediated Discourse Analysis, the research aims to point out aspects identified in the discussions and historical conquests by the feminist movement employed in the Pode! campaign, and also to evaluate the unfolding of this communicational strategy in the engagement generation for the brand Quem Disse, Berenice?.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectFeminismen
dc.subjectEngagementen
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectCampanha publicitáriapt_BR
dc.subjectQuem Disse, Bereniceen
dc.subjectFacebooken
dc.subjectSocial Communicationen
dc.subjectCommunication Mediated By Computersen
dc.titleFeminismo e maquiagem, pode? a geração de engajamento em consumidoras de Quem Disse, Berenice? a partir da temática feministapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090627pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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