Rádio Mayrink Veiga: uma recuperação histórica com base em registros da imprensa brasileira
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2018Author
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Abstract in Portuguese
Esta monografia se propõe a resgatar a história da Rádio Mayrink Veiga, importante emissora carioca que atuou de meados da década de 1920 até a primeira metade dos anos 1960, se destacando ao longo de sua trajetória como uma das estações mais importantes no âmbito do rádio espetáculo, como uma das pioneiras em uma “tradição do artista do rádio” (TAVARES, 1999, p. 180), e no cenário político brasileiro, sendo em sua última década a “extensão do pen-samento” (MOREIRA, 1998, p. 64) de Leonel Brizo ...
Esta monografia se propõe a resgatar a história da Rádio Mayrink Veiga, importante emissora carioca que atuou de meados da década de 1920 até a primeira metade dos anos 1960, se destacando ao longo de sua trajetória como uma das estações mais importantes no âmbito do rádio espetáculo, como uma das pioneiras em uma “tradição do artista do rádio” (TAVARES, 1999, p. 180), e no cenário político brasileiro, sendo em sua última década a “extensão do pen-samento” (MOREIRA, 1998, p. 64) de Leonel Brizola. Dentro dos aspectos que se pretende estudar está a implantação da emissora como ampliação dos negócios da loja de importação e exportação Mayrink e Veiga & Cia, o desenvolvimento como empresa radiofônica concorren-cial e, por fim, a utilização de seus microfones para mobilização política. Para a reconstituição histórica, partiu-se de um levantamento realizado na Hemeroteca Digital Brasileira, acervo pú-blico e on-line de periódicos, mantido pela Biblioteca Nacional, além da pesquisa bibliográfica. Por um viés histórico, a base teórica ampara-se na economia política da comunicação referen-ciada por Vincent Mosco, afim de compreender a relação do rádio como negócio. Parte-se ainda no conceito de periodização proposto por Ferraretto (2012), que aponta quatro fases do rádio brasileiro, assentadas no posicionamento mercadológico do meio e diferenciações dos padrões de consumo, definidas como: implantação, difusão, segmentação e convergência. O objetivo desta pesquisa é apresentar um mapeamento desses achados, procurando analisá-los em relação ao contexto de época. ...
Abstract
This monograph proposes to rescue the history of Radio Mayrink Veiga, an important radio station from Rio de Janeiro which broadcasted from the mid-1920s to the first half of the 1960s.It was recognized as one of the most important stations in the scope of the radio enter-tainment, and one of the pioneers in a "tradition of the radio artist" (TAVARES, 1999, p. 180). Radio Mayrink Veiga was also recognized in the Brazilian political scene, being known in its last decade as Leonel Brizola’s "exte ...
This monograph proposes to rescue the history of Radio Mayrink Veiga, an important radio station from Rio de Janeiro which broadcasted from the mid-1920s to the first half of the 1960s.It was recognized as one of the most important stations in the scope of the radio enter-tainment, and one of the pioneers in a "tradition of the radio artist" (TAVARES, 1999, p. 180). Radio Mayrink Veiga was also recognized in the Brazilian political scene, being known in its last decade as Leonel Brizola’s "extension of thought" (MOREIRA, 1998, p. 64). Among the aspects to be studied is the implementation of the broadcaster as a business extension of the store Mayrink and Veiga & Cia, its development as a competitive radio company and, finally, the use of its microphones as a tool for political mobilization. The historical reconstitution was carried out by a survey in the Brazilian Digital Library - an online public collection of newspa-pers maintained by the National Library - and by bibliographical research. Because of a histor-ical bias and in order to understand the relationship of the radio as a business, the theory is based on the political economy of communications referenced by Vincent Mosco. In addition, this study is also based on the concept of periodization proposed by Ferraretto (2012) which identifies four phases of radio in Brazil that are based on the market positioning of the medium and the differentiation of consumption patterns: implantation, diffusion, segmentation, and con-vergence. The objective of this research is to present an overview of these findings, aiming to analyze them in relation to the context of that period. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
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