Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMacêdo, Guilherme Ribeiro dept_BR
dc.contributor.authorMaia, Sabrina Acadrolipt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:14:06Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190055pt_BR
dc.description.abstractA principal razão de existir das empresas privadas é agregar valor e gerar rentabilidade aos acionistas sobre o capital investido. Dentre as decisões estratégicas empresariais que contribuem para alcançar esses objetivos está a tomada de decisões de preços que apesar de não ser a única estratégia responsável pela sustentabilidade da empresa, se for mal gerida pode decretar a sua ruína. A empresa estudada, que é uma distribuidora de produtos químicos, está inserida em um cenário onde os preços são delimitados pelo mercado e as margens de lucratividade são bem estreitas, gerando então a necessidade de uma estrutura de custos bem gerida, portanto o objetivo deste trabalho é, primeiramente, pesquisar a literatura bibliográfica acerca cerca da gestão de custos e formação de preços apresentando seus conceitos e interpretações. Após entender o sistema de funcionamento das operações e seus custos incorridos para então apresentar, com base na interpretação dos conceitos estudados, uma ferramenta de formação de preços orientados pelos custos que garantam uma lucratividade mínima esperada, aumentando e subsidiando o poder de decisão através de análises comparativas em relação aos preços praticados, fornecendo e garantindo assim a manutenção e crescimento da criação de valor agregado da empresa.pt
dc.description.abstractThe main reason of existing for the private companies is to add value and generate profitability to the shareholders under their capital invested. Among the business strategic decisions that contribute to achieve these goals is the decision making of prices, despite not being the only responsible strategy for Company Sustainability, if it is poorly managed, can make the company go bankrupt. The company searched, which is a chemical product distributor, is inserted in a scenary where the prices are limited by the market and the margins of profitability are narrow, creating the need of costs structure well managed, however the objective of this paper is, firstly, to search the bibliographic literature related to cost management and prices formation presenting their concepts and interpretation. Finally, understanding the operations working system and their costs incurred so as to exhibit, based on the interpretation of the concepts studied, a tool of formation of prices oriented by costs that grant the minimum profitability expected, increasing and subsidizing the power of decision through comparative analysis related to normal prices applied, providing and ensuring the maintenance and growth in the creation of the companys’s value-added.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPreçopt_BR
dc.subjectSelling Pricesen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectMaking decisionen
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectCosts Managementen
dc.titleA contribuição da formação de preços orientada pelos custos na geração de valor para uma empresa de transporte de produtos químicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090848pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem