Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNetz, Paulo Augustopt_BR
dc.contributor.authorRocha, Ricardo Fagundes dapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-02T04:10:44Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189922pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, o uso de tecnologias digitais (TD) vem cada vez mais se popularizando. Um grande número de pessoas tem acesso a smartphones e internet. Nesse sentido, cada vez mais vem sendo estudado e considerado o uso de TD para fins educativos, como no ensino de ciências. Entretanto, a informatização da educação não deveria ocorrer como uma imposição de mercado, mas sim para atender as demandas da sociedade. Nesse sentido, o uso de aplicativos de celular pode ser uma alternativa interessante para o estudo de conteúdos complexos e de difícil assimilação por parte dos estudantes, incluindo aqueles das escolas públicas e dos cursos de educação popular. A presente pesquisa tem por objetivo perceber como estudantes interagem com um aplicativo de ensino de ciências e o avaliam como ferramenta educacional para o ensino de Química. Uma sequência pedagógica baseada no uso do aplicativo PhET foi aplicada para o estudo de balanceamento químico em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública (oito alunos) e em uma turma de um curso de educação popular (vinte alunos), ambas do município de Porto Alegre. Questionários com questões fechadas foram aplicadas para os estudantes de cada turma após a realização das respectivas atividades. Em termos de acessibilidade, a maioria dos estudantes possui acesso a aparelho celular com internet e wi-fi em casa. Porém, a maioria não possui acesso ao wi-fi na instituição de ensino. Os alunos consideram os conteúdos de Química difíceis, em sua maioria nunca tinham tido aulas com o uso de aplicativos. Os alunos do curso popular já faziam uso de aplicativos para fins educativos. A maioria dos alunos achou relevante o uso do PhET, gostaria que aplicativos de ensino fossem utilizadas nas aulas, assim como entendem que o uso de aplicativos poderia facilitar o seu aprendizado. Dessa forma, conclui-se que o uso de aplicativos, como o PhET, podem apresentar uma importante estratégia pedagógica para o ensino de Química.pt
dc.description.abstractNowadays the use of digital technologies has becoming very popular, and many people have access to smartphones and internet. So, many studies have been conducted to better understand the use of technologies for education, specifically regarding science education. However, the informatization of learning and teaching process should not happen in response to a market imposition, but to attend society demands. Thus, the apps usage can represent a different way to study complex subjects which are hard to understanding by students, including those from public schools and popular education courses. Therefore, the present work aims to perceive how studens relate with an app of science and evalute it as an educational tool for Chemistry teaching. A sequence, based on PhET, was applied for chemical balancing study. Two different groups were tested, one from public high schools’ second year and other from a popular education course. Questionnaires with closed questions were given to students after the respective activity with the app. Regarding accessibility, the most of students have smartphones with internet and wi-fi signal at home. However, the schools do not offer wi-fi to the students. Students regard Chemistry as a hard subject, and the most have never had classes using apps. On the other side, students from popular course usually study with apps. Students said PhET app is relevant and they would like to have more classes with apps. Additionally, they think apps can be useful to their learning. Therefore, we concluded that apps, like PhET, can be an important strategy for Chemistry teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectAppsen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectPhETen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.titleUtilização de um aplicativo como ferramenta educacional para o ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001089716pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples