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dc.contributor.advisorBrum, Irineu Antônio Schadach dept_BR
dc.contributor.authorPereira, Luis Adrielpt_BR
dc.date.accessioned2019-04-02T04:10:19Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189884pt_BR
dc.description.abstractA definição da diretriz de um novo traçado rodoviário para a ligação de dois pontos é um processo condicional no qual podem existir inúmeras alternativas, e a escolha pela mais adequada deve ser realizada considerando-se, além das questões técnico-econômicas, informações geoespacializadas essenciais a respeito dos aspectos relacionados ao meio físico, biótico e antrópico da região de interesse, de modo que o traçado definido seja aquele que represente também o menor impacto ambiental. Entretanto, este processo decisório tem sido comumente realizado sem que se considere a utilização de métodos de análise multicritério que permita uma avaliação integrada de diferentes fatores que compõem os estudos de viabilidade sob a ótica ambiental. Este trabalho visou a modelagem de traçados otimizados alternativos com menor potencial de ocasionar impactos ambientais na Área de Estudo (AE) considerada para o trecho da Rodovia BR-392, entre os municípios de Santo Ângelo e Formigueiro/RS. Utilizou-se o método multicritério Análise Hierárquica de Processos (AHP) para a obtenção de pesos relativos para diferentes critérios geoespaciais relacionados aos meios físico, biótico e antrópico. Para tanto, foram aplicados questionários a três profissionais com comprovada experiência em projetos e gestão ambiental de rodovias. Os pesos resultantes foram utilizados na modelagem de alternativas de traçado realizada em ambiente computacional SIG. Os traçados gerados foram comparados entre si e em relação ao traçado preliminar escolhido no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da BR-392. Em geral, os critérios considerados mais importantes (valorados com os maiores pesos) de acordo com o método AHP aplicado foram a Declividade, Área de Preservação Permanente (APP) e Vias existentes. Na comparação entre os traçados modelados e o traçado definido no EVTEA, os resultados indicaram uma similitude de cerca de 88% entre os Traçados otimizados B e C, e 27% de similitude entre estes e o traçado preliminar. Tais resultados indicam que a aplicação da metodologia adotada neste estudo tem potencial satisfatório para definição de novos traçados rodoviários em substituição ao método comumente utilizado, ainda que devam ser consideradas as peculiaridades de cada caso.pt
dc.description.abstractThe definition of the guideline of a new road tracing for the connection of two points is a conditional process in which there can be many alternatives, and the most appropriate choice must be made considering, besides the technical-economic issues, geospatial information essential to respect to the physical, biotic and anthropic aspects of the region of interest, so that the defined trajectory is one that also represents the least environmental impact. However, this decision process has been commonly performed without considering the use of a multicriteria analysis method that allows an integrated evaluation of different factors that compose the feasibility studies from the environmental point of view. This work aimed at the modeling of alternative optimized tracings with less potential to cause environmental impacts in the Study Area (AE) considered for the section of BR-392 Highway, between the municipalities of Santo Ângelo and Formigueiro/RS, Brazil. The multicriteria method Analysis Hierarchical of Processes (AHP) was used to obtain relative weights for different geospatial criteria related to the physical, biotic and anthropic environments. For that, questionnaires were applied to three professionals with proven experience in projects and environmental management of highways. The resulting weights were used in the modeling of tracks alternatives performed in a GIS computing environment. The tracings generated were compared to each other and compared to the preliminary design chosen in the BR-392 Technical, Economic and Environmental Viability Study (EVTEA). In general, the criteria considered most important (valued with the largest weights) according to the AHP method applied were slope, APP and uses of existing roads. In the comparison between the modeled tracing and the tracing defined in the EVTEA, the results indicated a similarity of about 88% between the optimized tracks B and C, and 27% similarity between them and the preliminary track. These results indicate that the application of the methodology adopted in this study has a satisfactory potential for the definition of new road tracing, replacing the commonly used method, although the peculiarities of each case must be considered.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRodovias : Projeto e construçãopt_BR
dc.subjectAHPen
dc.subjectRodovias : Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectBR-392en
dc.subjectAnálise multicritériopt_BR
dc.subjectOptimized tracingen
dc.subjectMulticriteria analysisen
dc.titleModelagem de traçados otimizados de menor impacto ambiental : caso da rodovia BR-392/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090027pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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