Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSilva, André Luiz Reis dapt_BR
dc.contributor.authorSandri, Cesar Henriquept_BR
dc.date.accessioned2019-03-29T04:10:46Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189728pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo realizar uma análise do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC – G) enquanto estratégia da política externa brasileira de poder brando. Para isso, lança-se a hipótese de que o programa gera tais recursos de poder, limitando-se a uma área de atuação que envolve países do Sul Global. No cenário internacional pós-Guerra Fria, aspectos culturais e educacionais se tornaram relevantes na projeção de um Estado, em detrimento do poder militar e econômico puro e simplesmente. Nesse sentido, a agenda dos atores internacionais adquiriu novos aspectos, como a cooperação educacional de caráter horizontal e solidário. Com essa nova agenda internacional, a educação superior se configura como um dos principais meios de cooperação internacional para o desenvolvimento da política externa de um país. No caso brasileiro, o PEC-G se manteve desde sua criação, em 1965, como uma importante ferramenta para a projeção do país, especialmente durante o governo Lula da Silva (2003-2010).pt
dc.description.abstractThis research aims to carry out an analysis of the Student Agreement - Graduate Program (PEC - G) as a strategy of the Brazilian foreign policy of soft power. To this end, it is hypothesized that the program generates such power resources, limiting itself to an area of action involving countries of the Global South. In the post-Cold War international scene, cultural and educational aspects have become relevant to the projection of a State, to the detriment of military and economic power pure and simple. Therefore, the agenda of international actors has acquired new aspects, such as educational cooperation of a horizontal and solidarity nature. With this new international agenda, higher education is one of the main means of international cooperation for the development of a country's foreign policy. In the Brazilian case, the PEC-G has remained since its creation, in 1965, as an important tool for the projection of the country, especially during the Lula da Silva administration (2003-2010).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.subjectBrazilian foreign policyen
dc.subjectPEC-Gen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEducational cooperationen
dc.subjectSoft poweren
dc.subjectPublic diplomacyen
dc.titleUm estudo de caso do soft power brasileiro : o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)pt_BR
dc.title.alternativeUm estudo de caso do soft power brasileiro : o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) durante o Governo Lula (2003-2010)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001080245pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem