A bordo do Guaspari
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Data
2018Tipo
Outro título
On board of the Guaspari building
Assunto
Resumo
O presente artigo apresenta parte do processo trilhado pela modernidade da cidade de Porto Alegre, em meados dos anos de 1930, por meio da análise do edifício Guaspari, projetado por Fernando Corona, em 1936, e a sobreposição de tempos ao longo da existência deste edifício. O grande evento da Exposição Comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha, em 1935, e a construção de edifícios com volumes puros e fachadas desprovidas de ornamentações são alguns dos indícios da chegada dos novos te ...
O presente artigo apresenta parte do processo trilhado pela modernidade da cidade de Porto Alegre, em meados dos anos de 1930, por meio da análise do edifício Guaspari, projetado por Fernando Corona, em 1936, e a sobreposição de tempos ao longo da existência deste edifício. O grande evento da Exposição Comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha, em 1935, e a construção de edifícios com volumes puros e fachadas desprovidas de ornamentações são alguns dos indícios da chegada dos novos tempos à capital gaúcha. O edifício Guaspari possui uma luz própria, que condensa o espírito da década de trinta, como uma das reminiscências dos pavilhões efêmeros da Exposição, permanecendo no imaginário da cidade. A referência do navio esteve presente tanto na arquitetura de Le Corbusier como no expressionismo, particularmente nos trabalhos de Mendelsohn. Com maior ou menor intensidade, o edifício Guaspari lembra a engenharia naval, com a intenção de traduzir arquitetonicamente as leis do movimento, como se flutuassem no mar do fluxo das pessoas e carros, ou acompanhassem o seu movimento. A história do edifício Guaspari é composta por três fases: a primeira consiste na elaboração, articulação de referências, aprovação e construção do projeto arquitetônico – ancorado; a segunda registra o edifício submerso em luxalon por longo período, totalmente irreconhecível – encoberto; e a terceira, o ressurgimento do Guaspari no centro de Porto Alegre – à vista. ...
Abstract
This article presents part of the process of the modernity of the city of Porto Alegre in the mid-1930s through the analysis of the Guaspari building, designed by Fernando Corona in 1936, and the overlapping of times throughout the existence of this building. The great event of the Farroupilha Revolution’s Centennial Exhibition in 1935 and the construction of buildings with pure volumes and façades devoid of ornamentation are some of the indications of the arrival of the new times in the capita ...
This article presents part of the process of the modernity of the city of Porto Alegre in the mid-1930s through the analysis of the Guaspari building, designed by Fernando Corona in 1936, and the overlapping of times throughout the existence of this building. The great event of the Farroupilha Revolution’s Centennial Exhibition in 1935 and the construction of buildings with pure volumes and façades devoid of ornamentation are some of the indications of the arrival of the new times in the capital of Rio Grande do Sul. The Guaspari building has a light of its own that condenses the spirit of the thirties, as one of the reminiscences of the Exhibition’s ephemeral pavilions, remaining in the imaginary of the city. The reference of the ship was present both in the architecture of Le Corbusier and in expressionism, particularly in the works of Mendelsohn. With more or less intensity, the Guaspari building resembles naval engineering, with the intention of translating the laws of motion architecturally, as if they were floating in the sea of the flow of people and cars or accompanying their movement. The history of the Guaspari building has three phases: the first consists in the elaboration, articulation of references, approval and construction of the architectural project – anchored; the second registers the building submerged in luxalon for a long period, totally unrecognizable – covered; and the third registers the resurgence of the Guaspari building in center of Porto Alegre – in sight. ...
Contido em
Arquitetura revista. São Leopoldo. Vol. 14, n.1 (jan./jun. 2018), p. 41-47
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