Show simple item record

dc.contributor.advisorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Vinicius Bernardinipt_BR
dc.date.accessioned2019-03-27T04:06:45Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189601pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação busca investigar a trajetória de socialização e formação de egressos do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, que participaram do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID. A partir da trajetória de socialização e formação dos sujeitos, analisamos quais os elementos contribuíram para a escolha do curso de Licenciatura em Geografia e, posteriormente, para o ingresso em um programa de iniciação a docência. Por fim, visamos conhecer qual o campo de atuação profissional dos egressos. Procuramos compreender quais motivos conduziram determinados sujeitos a ingressarem em um curso de licenciatura, mesmo sabendo que essa formação vem sofrendo desprestígio social e acadêmico, quando analisado, em perspectiva de salário e carreira, e comparado com outros cursos de ensino superior. Para a obtenção dos dados analisados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro egressos do PIBID Geografia - UFRGS. A análise das entrevistas teve como inspiração metodológica e contextual a teoria de habitus, e conceitos de capital cultural e capital social, de Bourdieu (2003) e a teorização de Bernard Lahire (2004) sobre o “social individualizado”, especialmente a partir da obra “Retratos Sociológicos”. No aporte teórico do trabalho, utilizaram-se predominantemente os estudos de Tardif (2010), no sentido da constituição dos saberes docentes e Nóvoa (2011), que trabalha a formação de professores. E o conceito de “bom professor” na contemporaneidade. Com a pesquisa, foi possível visualizar de forma temporária, e não definitiva, que o a escolha pelo curso superior, aqui no caso Licenciatura em Geografia, não ocorre de forma aleatória, e que não está necessariamente vinculada a origem social dos sujeitos, como alguns estudos recentes apontam, Gatti (2011). Consideramos também que o PIBID agregou na formação dos professores entrevistados. Estimulando a construção dos saberes docentes para o Ensino de Geografia. A partir dos relatos, vimos que a inserção do licenciando na escola permite um vínculo com um ambiente que será seu trabalho no futuro. Promovendo o desenvolvimento e atualização de disposições professorais, e constituindo um habitus professoral.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation seeks to investigate the trajectory of socialization and training of graduates of the degree course in Geography of the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, who participated in the Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID. From the trajectory of socialization and training of the subjects, we analyzed which elements contributed to the choice of the course of Degree in Geography and, later, to the entrance in a program of initiation to teaching. Finally, we aim to know the professional field of the graduates. We try to understand the reasons that led certain subjects to enter a degree course, even knowing that this training has undergone social and academic discredit, when analyzed, in perspective of salary and career, and compared with other courses of higher education. To obtain the data analyzed, semi - structured interviews were conducted with four graduates of PIBID Geography - UFRGS. The analysis of the interviews was inspired by Bourdieu's theory of habitus, and concepts of cultural capital and social capital (2003), and Bernard Lahire's (2004) theorizing about the "individualized social", especially from the work "Sociological Portraits". In the theoretical contribution of the work, the studies of Tardif (2010), in the sense of the constitution of the teaching knowledges and Nóvoa (2011), that works the training of teachers, were used predominantly. And the concept of "good teacher" in contemporary times. With the research, it was possible to visualize in a temporary, not definitive way, that the choice for the higher course, here in the case of Degree in Geography, does not occur in a random way, and that it is not necessarily linked to the social origin of the subjects, as some studies Recent research points out, Gatti (2011). We also consider that the PIBID aggregated in the training of teachers interviewed. Stimulating the construction of teaching knowledge for Geography Teaching. From the reports, we saw that the insertion of the licenciando in the school allows a bond with an environment that will be his work in the future. Promoting the development and updating of professorial dispositions, and constituting a professorial habitus.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPIBIDen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectGeografia : Licenciaturaspt_BR
dc.subjectSocial Trajectoriesen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleTrajetórias de socialização e escolarização de egressos do PIBID geografia - UFRGSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090093pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record