Controle do movimento com base em um princípio de relação e regulação do impulso-movimento : possíveis reflexos na otimização da ação pianística
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Data
1999Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
A presente investigação formula o princípio da relação e regulação impulso-movimento, apresentado como um recurso técnico-estratégico a ser utilizado na organização de movimentos praticados na ação pianística com possíveis reflexos na otimização do trabalho relacionado a esta ação. A proposta para aplicação deste recurso tem como pano de fundo a reflexão analítica e está ilustrada a partir de modelos organizados sobre trechos selecionados do repertório pianístico. Resultados obtidos em experime ...
A presente investigação formula o princípio da relação e regulação impulso-movimento, apresentado como um recurso técnico-estratégico a ser utilizado na organização de movimentos praticados na ação pianística com possíveis reflexos na otimização do trabalho relacionado a esta ação. A proposta para aplicação deste recurso tem como pano de fundo a reflexão analítica e está ilustrada a partir de modelos organizados sobre trechos selecionados do repertório pianístico. Resultados obtidos em experimento biomecânico (Cinemetria) visam demonstrar teórica e praticamente a aplicabilidade e a adequação do princípio proposto. O Capítulo 1 inclui o referencial teórico em que são apresentados pressupostos teóricos e científicos que serviram de respaldo às abordagens apresentadas no decorrer da exposição da pesquisa. No Capítulo 2 são levantados e discutidos aspectos sobre a ação pianística; são apresentados conceitos e um arrazoado metodológico referente ao treinamento da ação pianística e a fatores que influem na prática. No Capítulo 3 é apresentada a formulação do princípio; a aplicação do princípio é abordada dentro de uma proposta de interação entre a realização de movimentos corporais organizados em ciclos e a resolução dos aspectos musicais que correspondem ao design da cada obra. O Capítulo 4 inclui a parte experimental da investigação onde são apresentados gráficos de vários tipos de curvas construídas a partir da aquisição de imagens da execução pianística da doze sujeitos com a análise dos resultados. Os conceitos e pressupostos de estudiosos da área pianística e de outras áreas permitiram a elaboração de conceitualizações que poderão servir de subsídios vi na orientação do treinamento pianístico no sentido de otimiza-la; os resultados obtidos através de experimento biomecânico indicaram a viabilidade de aplicação do princípio proposto; as análises dos gráficos e os dados numéricos resultantes mostraram que a organização de movimentos menores dentro de ciclos de movimentos possibilita a diminuição da trajetória resultante. ...
Abstract
This investigation formulates the impulse-movement relation and regulation principle, presented as a technical-pianistic resource to be used in the organization of movements in the pianistic action, with possible consequences on the optimization of the effort in connection with that action. The proposal for the application of this resource has the analytical reflection as its background and is represented via models abstracted from the piano repertoire. Results obtained from a biomechanical exp ...
This investigation formulates the impulse-movement relation and regulation principle, presented as a technical-pianistic resource to be used in the organization of movements in the pianistic action, with possible consequences on the optimization of the effort in connection with that action. The proposal for the application of this resource has the analytical reflection as its background and is represented via models abstracted from the piano repertoire. Results obtained from a biomechanical experiment (Cinemetry) aims at demonstrating the applicability and adequacy, in its theory and aplicability, of the proposed principle. Chapter 1 provides the theoretical background which supports this investigation. Chapter 2 discusses aspects of the pianistic action, presenting the methodology adopted in this investigation in regard to pianistic action training and the factors that influence it. Chapter 3 formulates the principle, whose application is approached according to the interaction between performance of physical movements cyclically organized and the resolution of physical aspects which correspond to the music design of each model. Chapter 4 comprises the experimental part of the research, where graphs are presented of various types of curves, constructed from the collection of images of twelve subjects’ performances as well as the analysis of the results. The concepts and assumptions of scholars in the field of piano studies and scholars from other areas made it possible to formulate conceptualizations which can serve as a subsidy for piano training guidance so as to optimize it. The results obtained in the biomechanical experiment revealed the feasibility of the proposed principle. The analyses of the resulting graphs and numerical data showed that the organization of smaller movements within movement cycles makes it possible to reduce the resulting trajectory. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Pós-Graduação em Música.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2895)Música (417)
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