Uma análise do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação no estudo do violão
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese
Este trabalho buscou avaliar as potencialidades do uso do gravador nas sessões de estudo de violonistas, visando ampliar o feedback durante o aprendizado do instrumento e preparação de repertório. Para fins de comparação, foi testado o desempenho de alunos de violão com e sem o uso de gravador nas sessões de estudo. Os objetivos desta pesquisa foram verificar a efetividade de duas estratégias de utilização do gravador nas sessões de estudo, bem como analisar a eficácia da autoavaliação mediante ...
Este trabalho buscou avaliar as potencialidades do uso do gravador nas sessões de estudo de violonistas, visando ampliar o feedback durante o aprendizado do instrumento e preparação de repertório. Para fins de comparação, foi testado o desempenho de alunos de violão com e sem o uso de gravador nas sessões de estudo. Os objetivos desta pesquisa foram verificar a efetividade de duas estratégias de utilização do gravador nas sessões de estudo, bem como analisar a eficácia da autoavaliação mediante a ampliação de feedback pelo uso do gravador. Os resultados obtidos indicam que o gravador, enquanto tecnologia empregada nas sessões de estudos, aumenta a aquisição e retenção da aprendizagem e aperfeiçoamento de conteúdos técnicos e musicais. ...
Abstract
This work attempted to evaluate the potentialities of the use of recording devices, by guitarists, in their study sessions, aiming to broaden the feedback received while learning the instrument or preparing repertoire. For comparison purposes, the performance of guitar students with and without the use of a recording device in the study sessions was tested. The goals of this research were to verify the effectiveness of two strategies with the use of recording in study sessions, as well as to an ...
This work attempted to evaluate the potentialities of the use of recording devices, by guitarists, in their study sessions, aiming to broaden the feedback received while learning the instrument or preparing repertoire. For comparison purposes, the performance of guitar students with and without the use of a recording device in the study sessions was tested. The goals of this research were to verify the effectiveness of two strategies with the use of recording in study sessions, as well as to analyze the efficacy of self-assessment, through the amplification of feedback with the use of the recording devices. Results indicate that the use of recording devices as a technological aid used in study sessions increases the learning capacity and improvement of technical and musical content. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Collections
-
Music (417)
This item is licensed under a Creative Commons License