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dc.contributor.advisorSchoffen, Juliana Roquelept_BR
dc.contributor.authorNagasawa, Ellen Yurikapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-22T02:29:18Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189525pt_BR
dc.description.abstractO exame Celpe-Bras foi elaborado por um grupo de especialistas que reconhecia que um exame de larga escala pode exercer o poder de causar mudanças no ensino (SCHLATTER, 2014) e que previa que transformações na abordagem de ensino de Português como Língua Adicional poderiam ocorrer em médio prazo a partir da introdução de um exame que viesse a definir conteúdos, objetivos e princípios inovadores (SCARAMUCCI, 1999). O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de planejamento e concepção de um curso que visa a promover o ensino da língua portuguesa e o preparo de examinandos para o exame Celpe-Bras com base em gêneros do discurso. Para tanto, apoiada na abordagem de Ensino de Línguas para Fins Específicos (HUTCHINSON; WATERS, 1986), é realizada a análise de necessidades da situação-alvo e de necessidades de aprendizagem. Além disso, a partir da investigação dos conjuntos de gêneros do discurso que se organizam e inter-relacionam dentro das esferas de atuação do exame, compiladas por Schoffen et al. (2018), são selecionadas tarefas da Parte Escrita relevantes para compor o programa do curso. A fim de transpor os gêneros das tarefas escolhidas em material didático, esta pesquisa se baseia na didatização de gêneros em sequências didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) que se desenvolvem a partir de tarefas autênticas já aplicadas na Parte Escrita do exame Celpe-Bras combinadas com materiais igualmente autênticos da Parte Oral. Buscando ser coerente com os pressupostos de ensino e aprendizagem do contexto de ensino deste estudo, o Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS, e visando a levar em consideração o construto teórico do exame Celpe- Bras, as orientações teóricas adotadas para a organização do programa de ensino, a elaboração das sequências didáticas e as práticas de sala de aula buscaram refletir o entendimento sobre o uso da linguagem como ação conjunta (CLARK, 2000) que se realiza por meio de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003) coconstruídos na interação em práticas sociais situadas (VYGOTSKY, 1991). A proposta pedagógica apresentada busca contribuir para o efeito retroativo positivo do Celpe-Bras no ensino de português através da reflexão docente (SCARAMUCCI, 2004) e promover uma perspectiva de ensino e aprendizagem que visa a oportunizar aos examinandos o letramento em língua portuguesa para plena e proficiente participação em práticas sociais que também acontecem fora da sala de aula e dos cadernos de questões do exame Celpe-Bras.pt_BR
dc.description.abstractCelpe-Bras exam was designed by a group of specialists that recognized that a large-scale exam could cause changes in teaching (SCHLATTER, 2014). This group predicted that transformations in Portuguese as an Additional Language teaching could happen in medium term due to the introduction of an exam that set groundbreaking contents, objectives and guidelines (SCARAMUCCI, 1999). The purpose of this study is to present the process of planning and designing a course that aims to promote Portuguese teaching and to prepare Celpe- Bras test takers for the exam based on a discourse genre approach. To achieve that, using the Language for Specific Purposes approach (HUTCHINSON; WATERS, 1986), we conducted a target situation and a learning needs analysis. For the purpose of selecting relevant tasks of Celpe-Bras Written Part to compose the course program, we investigated the sets of discourse genres tar are organized and interrelated within the performance spheres of the exam, compiled by Schoffen et al. (2018). In order to transpose the discourse genres from the chosen tasks to didactic material, we based our study on the theoretical field of didactic sequences (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), and designed the material having authentic tasks from Celpe-Bras Written and Oral Parts as primary focus. In order to be coherent with the teaching and learning concepts of this study’s context, the Portuguese Program for Foreigners of UFRGS, and considering Celpe-Bras theoretical construct, the pedagogical guidelines adopted for the designing of the teaching program, the didactic sequences and the classroom practices aimed to represent the language use as joint action (CLARK, 2000) performed through discourse genres (BAKHTIN, 2003) co-built in situated social practices interactions (VYGOTSKY, 1991). The pedagogic proposal presented aims to contribute to the positive washback effect of Celpe-Bras in Portuguese teaching by encouraging reflective teaching practices (SCARAMUCCI, 2004), and promoting a teaching and learning perspective that strives for the test takers Portuguese literacy enabling the students to participate fully and proficiently in social practices that happens beyond the classroom and the Celpe-Bras pages.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese as an additional languageen
dc.subjectCelpe-Bras Preparatoryen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectLanguage for specific purposesen
dc.subjectCelpe-Braspt_BR
dc.subjectPortuguese as an additional language for specific purposesen
dc.subjectLingua portuguesa (lingua estrangeira)pt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectPortuguese as a second languageen
dc.titlePortuguês como língua adicional para fins específicos : preparação ao exame Celpe-Braspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001086066pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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