Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCunha, Antônio Carlos Borgespt_BR
dc.contributor.authorMeine, Rodrigopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-19T02:30:58Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189438pt_BR
dc.description.abstractEsta tese consiste na formulação de um entendimento da composição musical à luz do conceito de modelos, conforme a concepção que veio a ser formulada pela Filosofia das Ciências ao longo do século XX, quando sua aplicabilidade como ferramentas no âmbito de investigações científicas os tornou objeto de interesse crescente para múltiplas áreas de conhecimento. O capítulo inicial aborda o conceito de modelos ao longo do século XX, quando o tópico passou a despertar interesse notável na área conforme demonstrado pela vasta literatura disponível. O segundo capítulo, delimitando o escopo deste trabalho, vincula o conceito de modelos especificamente à Música. Inicialmente são propostas equiparações da notação, da interpretação e da análise musical a processos de modelagem. Em seguida, com maior detalhamento, a equiparação é estabelecida no domínio da composição musical, com fundamento nos seguintes referenciais teóricos: as ideias de François-Bernard Mâche em Music, Myth and Nature, or, the Dolphins of Arion (1987), em meio às quais se encontra a noção da prática estética centrada na ideia do modelo; a categorização proposta por Leonard Meyer em sua obra tardia Style and Music: Theory, History and Ideology (1989), que é aqui entendida como uma subdivisão de diversos procedimentos de modelagem composicional; e, a título exemplificativo de procedimentos composicionais distintos dos adotados pelo autor, portanto simultaneamente demonstrativo da extensão de aplicabilidade do conceito, a modelagem sistêmica de Liduíno Pitombeira et al, metodologia que fundamentou uma vasta produção científica e artística desde sua origem, em 2010 Os capítulos subsequentes constituem estudos de caso, intercalando textos que discorrem sobre os procedimentos de modelagem composicional utilizados para a elaboração de três peças próprias e textos investigativos de peças de Kaija Saariaho, Iannis Xenakis e Antônio Carlos Borges-Cunha, todas elas selecionadas a fim de demonstrar como os conceitos edificados neste trabalho operam na condição de ferramentas frutíferas para o exercício e para a compreensão do processo criativo musical. O capítulo final agrega observações resumidas sobre peças próprias que não foram abordadas individualmente e traça breves considerações de natureza conclusiva sobre o texto como um todo. Adicionalmente, um portfólio de composições próprias se encontra em anexo, contendo partituras e peças compostas pelo autor entre 2012 e 2017, incluindo as abordadas individualmente nos capítulos 3, 5 e 7.pt
dc.description.abstractThis thesis consists in the formulation of an understanding of musical composition in light of the concept of models as formulated by Philosophy of Science throughout the 20th century, when their usefulness as tools for scientific research turned them into an object of ever growing interest in multiple areas of knowledge. The opening chapter addresses the concept of models throughout the twentieth century, when the topic started to arouse remarkable interest in Philosophy of Science as demonstrated by the literature available. The second chapter, delimiting the scope of this work, links the concept of models specifically to Music. Initially, musical notation, musical interpretation and musical analysis are identified as modeling processes. Afterwards and in further detail, musical composition is understood as a modelling process, based on the following theoretical references: the ideas of François- Bernard Mâche in Music, Myth and Nature, or, the Dolphins of Arion (1992), with the notion of an aesthetic practice centered on the idea of the model; the categorization proposed by Leonard Meyer in his late work Style and Music: Theory, History and Ideology (1989), here understood as a subdivision of several compositional modeling procedures; and, as an example of compositional procedures distinct from those adopted by the author, thus simultaneously demonstrating the wide applicability of the concept, the systemic modeling of Liduíno Pitombeira et al., a methodology that founded a vast scientific and artistic production since its inception in 2010 Chapters 3 to 8 are case studies, alterning texts about the compositional modeling procedures used for the elaboration of three own pieces with investigative texts of pieces by Kaija Saariaho, Iannis Xenakis and Antônio Carlos Borges- Cunha, all of them selected in order to demonstrate further uses of the concepts constructed in this work as fruitful tools for both exercising and understanding musical creative processes. The final chapter adds brief observations on individual pieces that were not individually addressed and draws concluding remarks about the text as a whole. In addition, a portfolio of compositions is attached, containing scores and pieces composed by the author between 2012 and 2017, including those individually addressed in Chapters 3, 5 and 7.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusic compositionen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.subjectMusical analysisen
dc.subjectModelsen
dc.titleAbstração e representação : a função de modelos em composição musicalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001084567pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem