Vivências em percussão
View/ Open
Date
2018Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese
Este estudo tem como objetivo refletir processos criativos, coletivos e processuais que envolvem a prática coletiva musical. Toma-se como dimensão pedagógico-musical e estética a temática da vivência enquanto categoria intrínseca à construção de conhecimentos musicais que se dá ao se fazer música coletivamente. De modo específico, toma-se o universo da percussão como dimensão articuladora das trocas de saberes que se passam na prática coletiva. Enquanto modalidade de concerto público, o estudo ...
Este estudo tem como objetivo refletir processos criativos, coletivos e processuais que envolvem a prática coletiva musical. Toma-se como dimensão pedagógico-musical e estética a temática da vivência enquanto categoria intrínseca à construção de conhecimentos musicais que se dá ao se fazer música coletivamente. De modo específico, toma-se o universo da percussão como dimensão articuladora das trocas de saberes que se passam na prática coletiva. Enquanto modalidade de concerto público, o estudo busca, a partir de uma performance pública, ter um registro de áudio e vídeo no qual a percussão fosse colocada em destaque, mesmo não sendo necessariamente um instrumento solista. Ao pensar o concerto e em diálogo com colegas e alunos, estrutura-se uma apresentação que envolve desde partes educacionais e grupos instrumentais, em diferentes contextos, até uma banda para realizar o trabalho de conclusão do bacharelado em Música Popular. A apresentação intitulada “Vivências em Percussão” foi realizada no dia 15 de setembro de 2018 às 19 horas no Auditorium Tasso Corrêa no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Apresentaram-se a Oficina de Percussão Popular da UFRGS (OPP), o Grupo de Percussão Educando com Arte, Grupo Percuá, Tamiris Duarte Trio e convidados e a banda Cachaça de Rolha. Assim, oportunizou-se um pequeno recorte de quais espaços a percussão atua, sendo de forma educacional ou performática. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License