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dc.contributor.advisorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.contributor.authorLopes, Rodrigo Albertopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-15T02:28:54Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189344pt_BR
dc.description.abstractEsta tese de doutorado tem como objetivo compreender a constituição da docência em Educação Física no transcurso do tempo das políticas educativas contemporâneas implantadas no estado do Rio Grande do Sul a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº. 9.394/96). Neste estudo procuro estabelecer paralelos e desvelar contradições entre duas narrativas: a primeira, chamada de História Sistêmica (GOODSON, 2014), apresenta, a partir de uma linha do tempo, os diferentes endereçamentos legais feitos ao professorado de Educação Física nestes últimos 22 anos. Além dela, uma outra narrativa foi produzida com base na história oral de docentes desta rede estadual – a “História do não” – inspirada na atitude do revisor de livros Raimundo Silva, personagem protagonista do romance “História do Cerco de Lisboa”, do autor português José Saramago. Nesta história, Raimundo, contrariado com a versão da história com a qual trabalhava, decide acrescentar um não ao convite feito pelos clérigos portugueses aos cruzados para que os auxiliassem a tomar a cidade até então sob o domínio dos chamados “mouros”. A História do não, amparada na ideia de história à contrapelo de Walter Benjamin (2013), convidou seis professores de Educação Física experientes da 2ª Coordenadoria Regional de Ensino (localizada em São Leopoldo) a narrarem fatos e acontecimentos que viessem a inserir novos argumentos e enredos, tanto de caráter temático quanto biográfico, à trama da deflagração das políticas educativas contemporâneas nesse contexto. A História do não toma as políticas educativas implantadas no RS como acontecimentos, nos termos e condições propostos por Dosse (2013). Segundo o autor, a deflagração de acontecimentos deixa rastros e abre novas perspectivas para a história, o que, no caso deste estudo, permitiu que eu e os colaboradores, recuperasse e reinterpretássemos narrativamente o que os professores de Educação Física tem sido, e o que eles ainda podem vir a ser, no interior das políticas educativas contemporâneas. O desenho metodológico desta pesquisa esteve amparado nos preceitos teóricos da História Oral (MEIHY; HOLANDA, 2015), de gêneros temático e de vida. Foram utilizados como instrumentos de construção de reminiscências entrevistas, análises de documentos e diário de campo. O processo de construção do trabalho foi mediado por alguns pressupostos vinculados ao pensamento de Jacques Ranciere (2006; 2009) que defendem a importância da literatura como ferramenta de mobilização política do real – “o real necessita ser ficcionado para ser pensado”. Os resultados sinalizam que os professores no tempo e espaço dessa rede e nos limites dessa CRE, experienciam modelos pedagógicos e de docência amalgamados por uma plêiade de políticas diferentes, organizadas por eles de modos particulares e originais. Tal fato permitiu compreender que para os professores as políticas públicas educativas não possuem início e fim correspondentes aos fluxos dos ordenamentos legais; continuam “vivas” enquanto são operacionais e mobilizam sentidos à constituição da docência. Além disso, para os colaboradores, a Educação Física nesse tempo tem paulatinamente alcançado maior reconhecimento no âmbito escolar à medida que fortalece vínculos identitários com a área das linguagens.pt
dc.description.abstractThis doctoral thesis aims to understand the constitution of teaching in Physical Education in the course of time of the contemporary educational policies implemented in the state of Rio Grande do Sul from the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law No. 9.394/96). In this study I try to establish parallels and reveal contradictions between two narratives: the first, called Systemic History (GOODSON, 2014), presents, from a timeline, the different legal addresses made to the physical education faculty in the last 22 years. Beyond it, another narrative was produced based on the oral history of teachers of this state network – the "History of no" – inspired by the attitude of book reviewer Raimundo Silva, protagonist of the novel "History of the Siege of Lisbon", from Portuguese author José Saramago. In this story, Raimundo, displeased with the version of the story with which he worked, decides to add a no to the invitation made by the Portuguese clerics to the Crusaders to help them take the city until then under the rule of the so-called "Moors." The History of no, based on the idea of history against the grain of Walter Benjamin (2013), invited six experienced Physical Education teachers from the 2nd Regional Teaching Coordination (located in São Leopoldo) to narrate facts and events that would introduce new arguments and entanglements, both of a thematic and a biographical nature, to the plot of the deflagration of contemporary educational policies in this context. History does not take the educational policies implemented in the RS as events, under the terms and conditions proposed by Dosse (2013). According to the author, the outbreak of events leaves traces and opens new perspectives for history, which, in the case of this study, allowed me and the collaborators to recover and reinterpret narratively what Physical Education teachers have been, and what they may still come to be within contemporary educational policies. The methodological design of this research was supported by the theoretical precepts of Oral History (MEIHY; HOLANDA, 2015), of thematic and life genres. Interviews, analysis of documents, and field diary were used as instruments of evidence collection. The process of construction of the work was mediated by some assumptions linked to the thinking of Jacques Ranciere (2006, 2009) that defend the importance of literature as a tool for political mobilization of the real - "the real needs to be fictionalized to be thought of". The results indicate that teachers in the time and space of this network and within the limits of this CRE, experience teaching and teaching models amalgamated by a plethora of different policies, organized by them in particular and original ways. This fact allowed us to understand that, for the teachers, public educational policies do not have beginning and end corresponding to the flows of legal orders; they remain "alive" while they are operational and mobilize meanings to the constitution of the teaching. In addition, for the employees, Physical Education at that time has gradually achieved greater recognition in the school context as it strengthens identity ties with the area of languages.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducational policiesen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectHistory of the present timeen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectPhysical School Educationen
dc.titleA docência em educação física desde rastros e horizontes abertos pelas políticas educativas contemporâneas : um saramagueio pela rede estadual de ensino do RSpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001087663pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018.pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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