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dc.contributor.advisorGiumbelli, Emerson Alessandropt_BR
dc.contributor.authorZanirati, Giovanipt_BR
dc.date.accessioned2019-03-13T02:28:06Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189310pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é fruto de uma pesquisa que começou em 2014 com o objetivo de observar o material aplicado nas aulas de ensino religioso em Porto Alegre. O histórico da disciplina em escolas públicas é marcado por forte presença do cristianismo em seu conteúdo, material escolar, formação dos professores e práticas do dia-a-dia como, por exemplo, orações. Ou seja, além de garantir espaço para uma religião específica se manifestar, a disciplina desconsiderou a pluralidade religiosa existente na sociedade brasileira ao excluir as outras práticas de crenças. Diversas diretrizes, criadas ao longo dos anos, reforçam o esforço do Estado em garantir uma disciplina plural, mas devido à falta de um conteúdo definido, cada instituição de ensino ficou responsável pelo ensino religioso, o que abriu a possibilidade de diversos cenários. Embora seja o comum o privilégio ao cristianismo nas aulas de ensino religioso, a pesquisa que efetivei revela um cenário mais complexo. Acompanhei duas escolas em Porto Alegre, entrevistei os professores de ensino religioso e observei algumas aulas. Embora em algumas ocasiões temáticas religiosas sejam trabalhadas nas salas, predomina uma preferência pelos Direitos humanos e temas sociais.pt
dc.description.abstractThe present work is the result of a research that began in 2014 with the objective of observing the material applied in religious education classes in Porto Alegre. The history of the discipline in public schools is marked by a strong presence of Christianity in its content, as weel as in school material, teacher training and day-to-day practices such as prayers. That is, in addition to guaranteeing space for a specific religion to manifest itself, the discipline disregarded the religious plurality existing in Brazilian society by excluding other belief practices. Several guidelines, created over the years, reinforce the State's effort to guarantee plurality, but due to the lack of a defined content, each educational institution was responsible for its religious education, which opened the possibility of several scenarios. Although the privilege of Christianity is common in religious teaching classes, this research reveals a more complex scenario. I witnessed the procedures of two schools in Porto Alegre, interviewed teachers of religious education, and observed some classes. Although religious themes are addressed in classrooms on some occasions, a preference for the topic of Human Rights and social themes prevails.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectReligious educationen
dc.subjectChristianityen
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectCristianismopt_BR
dc.subjectHuman rightsen
dc.subjectEthnographyen
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.titleEnsino religioso em escolas públicas de Porto Alegre : modelos gerais e práticas específicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001086886pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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