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dc.contributor.authorBúrigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorPeixoto, Fernando Augusto Braunpt_BR
dc.date.accessioned2019-03-08T02:30:58Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1518-8221pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189262pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta registros comentados das falas de oito ex-alunas do Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre, sobresuas memórias do Curso Normal e do início da docência no curso primário, entre os anos 1940 e 1960, no Rio Grande do Sul. O contexto das falas é o de duas rodas de conversa realizadas em novembro de 2013, mediadas pelos autores. O tema proposto para as rodas de conversa era o ensino de matemática na escola primária; as memórias do Curso Normal emergiram, nas vozes das professoras, como um transbordamento da proposta inicial e como fio articulador de suas trajetórias. Os excertos selecionados e comentados no artigo são articulados segundo a escuta, pelos autores, dessas memórias sobre ser normalista e tornar-se professora, ou sobre aprender a ser professora primária. O estudo e o ensino dos saberes matemáticos são evocados como constitutivos de diferentes momentos desse percurso. Ser professora era também ser normalista: nas perspectivas das ex-alunas, os conteúdos matemáticos prescritos pelo programa deviam ser ensinados segundo as orientações e os preceitos escolanovistas aprendidos no Curso Normal.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents commented records of the statements of eight former students of the Flores da Cunha General Education Institute in Porto Alegre, about their memories of the teachers training held in the Curso Normal and the beginning of teaching in the primary schools between the years 1940 and 1960, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Talks were held during two conversations in November 2013. The proposed theme for the conversations was the teaching of mathematics in primary school; the memories of the Curso Normal emerged, in the voices of the teachers, as an overflow of the initial proposal and as the articulator of their trajectories. The excerpts selected and commented on in the article are articulated according to the authors’ listening of theirmemories about being a normalista, that is, a student of the Curso Normaland becoming a teacher, or about learning to be a primary school teacher. The study and teaching of mathematical knowledge are evoked as constitutive of different moments of their trajectories. In the teachers’ voices, to be a teacher was also to be a normalista: the mathematical contents prescribed by the program were to be taught according to the Progressive School precepts and the guidelines learned in the Curso Normal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação matemática em revista-rs (Lajeado). Lajeado, RS. Vol. 2, no. 19 (2018), p. 21-33pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemoriesen
dc.subjectMagisterio : Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTeachers collegeen
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectFormação de professores : Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino primáriopt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.titleAprender a ensinar : memórias de professoras normalistaspt_BR
dc.title.alternativeLearning to teach : memories of elementary school teachersen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001089296pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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