Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNicolazzi, Fernando Felizardopt_BR
dc.contributor.authorValentini, Ricardo Eusébiopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-02T02:31:27Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189209pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação aborda a temática indígena tratando a questão do outro através de estudos, de práticas de ensino, de revisão de literatura e de elaboração de materiais didáticos para utilização em sala de aula, problematizando os temas através da utilização de vídeos do youtube. Aborda temas que envolvem os povos indígenas no passado e na atualidade, a diversidade e os complexos processos de interação étnica na sociedade brasileira. A pesquisa foi aplicada, por meio de questionários e vídeos escolhidos pelos discentes, em duas escolas de Gravataí RS, uma da rede estadual (Escola Estadual de Ensino Médio José Maurício) e outra da rede municipal de ensino (Escola de Ensino fundamental São Marcos). Através da utilização de vídeos do youtube foi possível encontrar uma ferramenta de ensino de uso familiarizado entre os discentes e que demonstrou grande potencial didático na construção do conhecimento histórico, de conceitos de cidadania, de diversidade étnica e cultural.pt
dc.description.abstractThe present dissertation approaches the indigenous theme dealing with the question of time and the other through studies, teaching practices, literature review and elaboration of didactic materials for use in the classroom, problematizing the themes through the use of videos from youtube. It addresses issues that involve indigenous peoples in the past and today, the diversity and complex processes of ethnic interaction in Brazilian society. The research was applied in two schools of Gravataí RS, one of the state network (State School of Higher Education José Mauricio) and another of the municipal school network (São Marcos Elementary School). Through the use of youtube videos, it was possible to find a teaching tool that is familiar to students and that has demonstrated great didactic potential in the construction of historical knowledge, concepts of citizenship, ethnic and cultural diversity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYouTube (Site)pt_BR
dc.subjectIndigenousen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectTeaching practices and youtube videosen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.titlePensando com o outro : a temática indígena e as possibilidades didáticas nos vídeos do Youtubept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001086244pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples