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Estudo da durabilidade de misturas solo-cal
dc.contributor.advisor | Nunez, Washington Peres | pt_BR |
dc.contributor.author | Castelli, Isadora Goulart | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-02T02:31:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/189184 | pt_BR |
dc.description.abstract | O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil. Grande parte do transporte de passageiros e de carga é feito por meio de rodovias. As solicitações geradas no pavimento podem causar patologias nas camadas, ficando aparente no revestimento. Parte das deformações pode ser evitada, ou amenizada, com o emprego de um estabilizador nas camadas inferiores. O uso da cal nas camadas de solo é uma das soluções adotadas para dar maior estabilidade ao pavimento. A cal modifica as propriedades mecânicas e volumétricas dos solos, tornando a camada mais durável e estável. Nesse estudo foi verificada a durabilidade de misturas solo-cal para emprego como camada de pavimento. Os dois solos estudados são provenientes do estado do Rio de Janeiro (S1) e do estado de São Paulo (S2). Foi realizada a caracterização dos materiais, sendo empregada uma cal calcítica e uma dolomítica. A dosagem das misturas foi realizada a partir dos ensaios de pH e limites de Atterberg, de modo que os teores de cal adicionados nas misturas foram definidos em 3 e 5%, para ambos os solos. Os corpos de prova foram moldados conforme parâmetros definidos a partir do ensaio de compactação na energia Proctor normal. Os ensaios de durabilidade foram realizados em laboratório conforme adaptação do Método Iowa (1958), sendo que a moldagem foi realizada de forma dinâmica, e os ciclos foram apenas de molhagem e secagem. Analisaram-se o comportamento das misturas quanto aos fatores controlados – teor de cal, tipo de cal e realização ou não de ciclos. Os resultados dos ensaios de durabilidade para ambos os solos mostraram que as misturas solo-cal compactadas na energia normal não passaram quanto ao critério de durabilidade, independentemente das cales. Constatou-se que o tipo de cal influenciou significativamente nos resultados da resistência à compressão simples do S1. Para S2, os valores de resistência foram fortemente afetados pelos ciclos de molhagem e secagem, tendo o teor de cal como a segunda variável com maior influência na resistência à compressão simples. | pt |
dc.description.abstract | The road modal is the most used in Brazil. Much of the transportation of passengers and freight is done by means of highways. The applications generated in the pavement can cause pathologies in the layers, becoming apparent in the coating. Part of the deformation can be avoided, or mitigated, by the use of a stabilizer in the lower layers. The use of lime in the soil layers is one of the solutions adopted to give greater stability to the pavement. The lime modifies the mechanical and volumetric properties of the soils, making the layer more durable and stable. In this study, the durability of soil-lime mixtures was verified for use as a pavement layer. The two soils studied are from the state of Rio de Janeiro (S1) and the state of São Paulo (S2). The characterization of the materials was carried out, using a calcitic lime and a dolomitic one. The dosing of the blends was performed from the pH and Atterberg limits, so that the lime contents added in the blends were set at 3 and 5% for both soils. The specimens were molded according to parameters defined from the compaction test in the normal Proctor energy. The durability tests were performed in the laboratory as adapted from the Iowa Method (1958), the molding was performed in a dynamic way, and the cycles were just wetting and drying. The behavior of the mixtures was analyzed for the controlled factors - lime content, lime type and performance or non-cycling. The results of the durability test for both soils showed that the compacted soil-lime mixtures in normal energy did not pass on the criterion of durability, independently of limes. It was found that the type of lime significantly influenced the results of the resistance to simple compression of S1. For S2, the resistance values were strongly affected by the wetting and drying cycles, with the lime content as the second variable with the greatest influence on the simple compressive strength. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Solo-lime | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Soil improvement | en |
dc.subject | Durability | en |
dc.title | Estudo da durabilidade de misturas solo-cal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Kleinert, Thaís Radünz | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001087412 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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