Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFröhlich, Cláudia Becharapt_BR
dc.contributor.authorMéndez, Alessandra Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-03-01T02:28:18Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189122pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo estabelecer uma reflexão,a partir de uma experiência de estágio, em que fui professora regente por dois meses na disciplina de Sociologia no Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola do município de Porto Alegre no ano de 2018. Em um primeiro momento, foi feita uma apresentação, seguida por uma retomada histórica da EJA e seu desdobramento no Brasil.Em seguida, uma abordagem do contexto da experiência de estágio na escola, e a importância do ensino da Sociologia no Ensino Médio. Em seguida, foi feita uma descrição da comunidade escolar e do aluno inserido naquele território. A definição do conceito de experiência foi trazida para ancorar a vivência emsala de aula durante o período de estágio. Foi elaborado um estudo bibliográfico, não sistemático, utilizando-se da técnica de observação-participante. Por fim, um relato de como foi essa curta experiência de estágio docente, seus desafios e aprendizagens.pt_BR
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como objetivo establecer una reflexión a partir de unaexperiencia de pasantía, en que fui profesora por dos meses en la materia de Sociología en la Escuela Secundaria en la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), en la escuela del municipio de Porto Alegre en el año 2018. Al principio, fue hecha una presentación, seguida por una retomada histórica del EJA y su despliegue en Brasil. Luego, un abordaje del contexto de la experiencia de la pasantía en la escuela, y la importancia de la enseñanza de Sociología en la Escuela Secundaria. Seguidamente, se hizo una descripción de la comunidad escolar y del alumno insertado en aquel territorio. La definición del concepto de experiencia fue traída para anclar la vivencia en la sala de aula durante el periodo de pasantía. Fue elaborado un estudio bibliográfico, no sistemático, utilizando la técnica de observaciónparticipante. Para finalizar, un relato de cómo fue esa corta experiencia en la docencia, sus desafíos y aprendizajes.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudio de la sociologíaes
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectEscuela secundariaes
dc.subjectEJAes
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectExperienciaes
dc.titleUma experiência vivida em sala de aula : o ensino de sociologia e seus desafios no contexto atual da Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001086841pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples