Show simple item record

dc.contributor.advisorVirgínio, Alexandre Silvapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Carina Kunzept_BR
dc.date.accessioned2019-03-01T02:28:08Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189097pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo discute a concepção de democratização da educação, observada a partir da percepção de estudantes concluintes do Ensino Médio de duas escolas públicas no município de Poto Alegre sobre as políticas Públicas de acesso ao Ensino Superior (Cotas, ProUni e Fies), assim como, sobre a função social da etapa de educação que estão completando, e seus planos para o futuro. A partir dos dados obtidos, questionamos a capacidade de contribuir para a diminuição da desigualdade social de um ambiente escolar calcado no mérito e na noção de desigualdade legítima e de igualdade de oportunidades, a eficácia das políticas públicas de acesso supracitadas, tidas como democratizantes do Ensino Superior, mas pouco conhecidas e mobilizadas por seu público-alvo, assim como, a estrutura do Ensino Médio e seu caráter de terminalidade da educação, principalmente na rede pública.pt_BR
dc.description.abstractThe present study discusses the conception of democratization of education, observed from the perception of high school students of two public schools in the city of Poto Alegre on the Public policies of access to Higher Education (Cotas, ProUni and Fies), as well as , about the social function of the stage of education they are completing, and their plans for the future. Based on the data obtained, we questioned the capacity to contribute to reducing the social inequality of a school environment based on merit and on the notion of legitimate inequality and equal opportunities, the effectiveness of the aforementioned public policies of access, considered as democratizing the Higher Education, but little are known and mobilized by its target audience, as well as the structure of High School and its character of education termination, mainly in the public network.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectDemocratização do ensinopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectPolíticas públicas de educaçãopt_BR
dc.subjectAcesso ao ensino superiorpt_BR
dc.subjectCollegeen
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectDemocratizationen
dc.subjectFundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectEqualityen
dc.subjectProUni (Programa)pt_BR
dc.subjectQuotasen
dc.subjectFiesen
dc.subjectProUnien
dc.titlePolíticas públicas de acesso ao ensino superior e a democratização da educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001087100pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record