Ensino médio em escola pública : reflexões dos jovens a partir das ocupações estudantis de 2016
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo busca discutir os sentidos do ensino médio no Brasil atual, na visão dos próprios estudantes, a partir da experiência e/ou memória (individual ou coletiva/escolar), das ocupações das escolas ocorridas no Brasil em 2016. Os relatos e reflexões desses estudantes são analisados à luz de teorias e estudos sobre os temas da educação escolar e das juventudes. O presente estudo também recorre a um breve histórico da educação escolar no Brasil, em seus diferentes períodos como forma de busc ...
Este estudo busca discutir os sentidos do ensino médio no Brasil atual, na visão dos próprios estudantes, a partir da experiência e/ou memória (individual ou coletiva/escolar), das ocupações das escolas ocorridas no Brasil em 2016. Os relatos e reflexões desses estudantes são analisados à luz de teorias e estudos sobre os temas da educação escolar e das juventudes. O presente estudo também recorre a um breve histórico da educação escolar no Brasil, em seus diferentes períodos como forma de buscar as condições de origens da educação pública brasileira que posam apontar “pistas” das raízes dos problemas atuais da Educação no Brasil. Nesse sentido, este trabalho intenciona realizar uma reflexão das questões mais amplas do ensino médio em escola pública, partir de uma investigação local e restrita, junto ao pequeno universo de estudantes. Emprega uma pesquisa qualitativa, exploratória, junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/RS. Conclui pela necessidade de aproximação entre o ensino médio em escola pública e as expectativas e necessidades dos jovens e pela aprendizagem das políticas públicas educacionais com as formas de mobilização e participação praticadas nas ocupações escolares. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License