Preservação da cultura Mbyá Guarani : a trajetória de Hugo/Werá
dc.contributor.advisor | Quintero, Pablo | pt_BR |
dc.contributor.author | Michaelsen, Lisiane Marcia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-01T02:28:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/189072 | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema central desse estudo é a discussão sobre as formas que uma aldeia Mbyá-guarani encontrou de continuar existindo e preservando sua tradição, ao mesmo tempo em que precisou se adaptar a novos espaços e novas realidades, que incluem boa dose de intervenção da cultura dos juruás. Como impedir que a tradição se perca, frente à necessidade da alfabetização dos jovens e adultos que precisam aprender como movimentar-se neste mundo, que ao mesmo tempo lhes é estranho e peculiar? Como transitar entre esses dois mundos e ainda assim preservar sua identidade? Conduzimos esse estudo qualitativo utilizando o método etnográfico e da entrevista narrativa episódica. Tendo como personagem principal, o vice-cacique e professor de guarani/português das séries iniciais Hugo Caceres (Werá), acrescido da análise de dados coletados no local em diversas visitas realisadas ao longo dos dois últimos anos, conversas informais com diversos moradores da aldeia, trabalho junto às crianças da escola e passeio pelo território da aldeia. Por fim analisamos os dados coletados à luz das discussões levantadas pelos estudos de BONAMIGO (2017) e LADEIRA (2008), evidenciando como se dão as trocas entre os indígenas e os homens e como essas questões inserem-se na cultura guarani, sua territorialidade, mobilidade, enfim, seu nhandereko. | pt_BR |
dc.description.abstract | The central theme of this study is the discussion about the ways in which a Mbyá- Guarani village has found to continue existing and preserve its tradition, while at the same time needing to adapt to new spaces and new realities, which include a good deal of intervention from the culture of the Juruá. How can we prevent tradition from being lost, in the face of the need for literacy of young people and adults who need to learn how to move in this world, which at the same time is strange and peculiar to them? How do you navigate between these two worlds and still preserve your identity?We conducted this qualitative study using the ethnographic method and the episodic narrative interview. Having as main character, the vice cacique and teacher of Guarani / Portuguese of the initial series Hugo Caceres (Wera), plus the analysis of collected data in the place in several visits made during the last two years, informal conversations with several villagers, working with the school children and walking through the village territory. Finally, we analyzed the collected data in the light of the discussions raised by the studies of BONAMIGO (2017) and LADEIRA (2008), showing how the exchanges between the Indians and the men take place and how these questions are inserted in the guarani culture, its territoriality, mobility, finally, its nhandereko. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Indios guaranis | pt_BR |
dc.subject | Territoriality | en |
dc.subject | Tradition | en |
dc.subject | Preservação cultural | pt_BR |
dc.subject | Tradição cultural | pt_BR |
dc.subject | Exchanges | en |
dc.subject | Nhandereko | en |
dc.subject | Etnografia indigena | pt_BR |
dc.subject | Territorialidade | pt_BR |
dc.title | Preservação da cultura Mbyá Guarani : a trajetória de Hugo/Werá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001086003 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Sociais (762)