Negritude na tela : manifestações da luta antirracista no Youtube Brasil
Fecha
2018Autor
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Nivel académico
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Tipo
Materia
Resumo
O objetivo dessa dissertação é compreender o processo de disseminação e visibilidade de pautas do movimento negro no YouTube, e como a questão racial no Brasil é entendida através das interações do público na caixa de comentários do vídeo de maior engajamento da playlist #YouTubeNegro. Para tanto, esquematizo os vídeos que fazem parte desse projeto, assim como as manifestações do público a partir da caixa de comentários para, assim, examinar como ocorre a discussão das temáticas do movimento ne ...
O objetivo dessa dissertação é compreender o processo de disseminação e visibilidade de pautas do movimento negro no YouTube, e como a questão racial no Brasil é entendida através das interações do público na caixa de comentários do vídeo de maior engajamento da playlist #YouTubeNegro. Para tanto, esquematizo os vídeos que fazem parte desse projeto, assim como as manifestações do público a partir da caixa de comentários para, assim, examinar como ocorre a discussão das temáticas do movimento negro tanto pelos emissores quanto pelos receptores. Abordo os principais estágios da construção do movimento negro no Brasil para melhor compreender de que forma a luta antirracista se manifesta hoje. O quadro teórico também traz a discussão da cibercultura para entender o YouTube enquanto plataforma que possibilita a conexão social. Adoto a etnografia virtual como aporte metodológico, tendo como procedimentos a observação das interações, a coleta de dados com uso de tecnologias informacionais (software NVivo) e a análise de conteúdo. Entre os resultados, aponto o YouTube Space como mobilizador da redução das desigualdades e fomentador da diversidade no ambiente virtual. Além disso, parto dos perfis de posicionamento do público para exibir as expressões diversas da audiência quanto à temática do vídeo. Por fim, evidencio a força do mito da democracia racial no imaginário do público e a exaltação à miscigenação, constatados, sobretudo, na negação de desigualdade racial por parte dos comentaristas. ...
Abstract
The purpose of this dissertation is to understand the process of dissemination and visibility of black movement agenda on YouTube, and how the racial issue in Brazil is understood through the interactions of the public in the comment box of the most engaged video of the #YouTubeNegro playlist. To do so, I outline the videos that are part of this project, as well as the manifestations of the public from the comment box to, thus, examine how the discussion of the themes of the black movement by b ...
The purpose of this dissertation is to understand the process of dissemination and visibility of black movement agenda on YouTube, and how the racial issue in Brazil is understood through the interactions of the public in the comment box of the most engaged video of the #YouTubeNegro playlist. To do so, I outline the videos that are part of this project, as well as the manifestations of the public from the comment box to, thus, examine how the discussion of the themes of the black movement by both transmitters and receivers occurs. I discuss the main stages of the construction of the black movement in Brazil to better understand how the anti-racist struggle is manifested today. The theoretical framework also brings the discussion of cyberculture to understand YouTube as a platform that enables social connection. I adopt virtual ethnography as a methodological contribution, having as procedures the observation of interactions, the collection of data using information technology (NVivo software) and content analysis. Among the results, I point YouTube Space as a mobilizer of reducing inequalities and fostering diversity in the virtual environment. In addition, I depart from the positioning profiles of the audience to show the diverse expressions of the public regarding the theme of the video. Finally, I highlight the strength of the myth of racial democracy in the public imagination and the exaltation of miscegenation, especially in the denial of racial inequality by the commentators. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)
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