A produção do conhecimento sobre o ensino de química no Rio Grande do Sul : mapeamento de trabalhos e práticas pedagógicas nos EDEQ, nos anos de 2015 E 2016
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho se propôs a realizar uma análise documental, dos resumos de trabalhos completos apresentados nos Encontros de Debates de Ensino de Química (EDEQ) nos anos de 2015 e 2016, na perspectiva dos Saberes Docentes e dos Recursos Educacionais Abertos. Mediante a riqueza da produção científica que o evento proporciona à comunidade acadêmica percebeu-se a necessidade da realização de um trabalho de natureza exploratória desses documentos. Para tanto, primeiramente realizou-se uma revisão bi ...
Este trabalho se propôs a realizar uma análise documental, dos resumos de trabalhos completos apresentados nos Encontros de Debates de Ensino de Química (EDEQ) nos anos de 2015 e 2016, na perspectiva dos Saberes Docentes e dos Recursos Educacionais Abertos. Mediante a riqueza da produção científica que o evento proporciona à comunidade acadêmica percebeu-se a necessidade da realização de um trabalho de natureza exploratória desses documentos. Para tanto, primeiramente realizou-se uma revisão bibliográfica que teve por finalidade levantar o estado da arte e compreender melhor alguns fatores preponderantes e relevantes no atual do cenário da Educação em Ciências. A seguir realizou-se uma pesquisa exploratória, através dos resumos dos trabalhos que foram publicados nos anais dos dois eventos. Essa investigação possibilitou analisar, mapear e categorizar esses documentos a fim de identificar como os mesmos podem ser utilizados como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem na Educação em Química. A fundamentação teórica deste trabalho recorre a autores que pesquisam e estudam os Saberes Docentes, a Formação de Professores, a Educação em Ciências, e os Recursos Educacionais Abertos. Foi possível concluir que, dentro do período analisado, os Saberes Docentes apresentaram um percentual de trabalhos em maior número quando comparados aos Recursos Educacionais Abertos. Além disso, percebeu-se que tanto os Saberes Docentes quanto os Recursos Educacionais Abertos devem unir-se para promover a melhoria, de modo continuo, dos processos de ensino aprendizagem na Educação em Ciências. Concluímos assim, que é necessário haver uma maior participação dos Recursos Educacionais Abertos como forma de favorecer as aplicabilidades do Ensino de Química na sociedade dentro dos contextos científicos e tecnológicos. ...
Abstract
This paper aims to perform a documentary analysis of the abstracts of the articles that were presented at the Chemistry Teaching Debate Meetings (EDEQ) in the years of 2015 and 2016, from the perspective of Teaching Knowledge and Open Educational Resources. Through the richness of the scientific production provided by the event to the academic community, the need to carry out an exploratory research on these documents was observed. In order to do so, a bibliographic review was first carried out ...
This paper aims to perform a documentary analysis of the abstracts of the articles that were presented at the Chemistry Teaching Debate Meetings (EDEQ) in the years of 2015 and 2016, from the perspective of Teaching Knowledge and Open Educational Resources. Through the richness of the scientific production provided by the event to the academic community, the need to carry out an exploratory research on these documents was observed. In order to do so, a bibliographic review was first carried out to raise the state of the art and to better understand some of the preponderant and relevant factors in the current scenario of Science Education. Then, an exploratory research was conducted on the summaries of the articles that were published in the annals of the two events. The investigation allowed us to analyze, map and categorize the documents in order to identify how they can be used as tools in the teaching and learning process in Chemistry Education. The theoretical basis of this work consists of authors who research and study Teaching Knowledge, Teacher Training, Science Education, and Open Educational Resources. This led us to conclude that, within the analyzed period, the Teaching Knowledge have presented a higher percentage of articles when compared to the Open Educational Resources. Thus, it was observed that both the Teaching Knowledge and the Open Educational Resources must unite to promote the continuous improvement of the processes of teaching and learning in Science Education. Our conclusion is that it is necessary to have a greater participation of Open Educational Resources as a way of favoring the applicability of Chemistry Teaching in the society within scientific and technological contexts. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)
Este item está licenciado na Creative Commons License