Evolução da oferta pré-escolar : movimentos da política de conveniamento em municípios do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Tipo
Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais de investigação longitudinal quanti-qualitativa, cujo objetivo foi identificar as principais repercurssões da obrigatóriedade de matrícula escolar na pré-escola para a expansão da oferta de educação infantil, considerando a garantia dos padrões de qualidade existentes no Brasil. A metodologia da pesquisa envolveu a análise de dados demográficos e educacionais, monitorando sete municípios do Rio Grande do Sul (Brasil), selecionados em função da elevada d ...
Este artigo apresenta resultados parciais de investigação longitudinal quanti-qualitativa, cujo objetivo foi identificar as principais repercurssões da obrigatóriedade de matrícula escolar na pré-escola para a expansão da oferta de educação infantil, considerando a garantia dos padrões de qualidade existentes no Brasil. A metodologia da pesquisa envolveu a análise de dados demográficos e educacionais, monitorando sete municípios do Rio Grande do Sul (Brasil), selecionados em função da elevada demanda por vagas para a faixa etária de até cinco anos, incluindo a capital do estado e outras seis da região metropolitana. O estudo apresenta dados de um recorte referente ao período entre 2013 e 2017, com foco na dependência administrativa das matrículas, colocando em destaque a evolução das parcerias público-privadas (conveniamentos), umas das modalidades utilizadas para ampliação da cobertura. A literatura indica controle social frágil em relação ao uso do recurso público e riscos à qualidade da oferta em convênios onde o repasse de resursos municipais é insuficiente, prejudicando o alcance dos parâmetros de qualidade. Os resultados indicam que todos os municípios fizeram uso de parcerias no período, havendo caso onde ocorre diferença de qualidade no atendimento entre as instituições públicas e as conveniadas. ...
Contido em
Políticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 1, n.1 (2018), p. 19-38
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License