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dc.contributor.authorZago, Luiz Felipept_BR
dc.contributor.authorSantos, Luís Henrique Sacchi dospt_BR
dc.date.accessioned2019-02-14T02:33:01Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1807-2194pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188792pt_BR
dc.description.abstractCaracterizado como um exercício teórico, este artigo visita o conceito de “dispositivo” em Michel Foucault, Gilles Deleuze e Giorgio Agamben e articula suas proposições com as de alguns de seus comentadores, tendo como foco a problematização da produção de subjetividades. Em seguida, articula-se o conceito de “dispositivo” ao conceito de “gênero” nas formulações de Judith Butler, com especial ênfase à radicalidade do dimorfismo sexual hoje atuante nas sociedades ocidentais. Desta articulação, derivam-se os elementos para a proposição de uma discussão pertinente para a diversidade sexual na educação. Argumenta-se que os discursos sobre diversidade sexual precisam levar em consideração as operações normativas, normalizadoras e excludentes por meio das quais o “gênero” atua como “dispositivo” regulador da categoria de humanidade, à qual se vincula o conjunto de direitos ‘humanos’ consagrados à heteronormatividade. Assim, trata-se de discutir as implicações das diferentes vertentes teórico-políticas que encampam as discussões sobre diversidade à luz da atuação do gênero como “dispositivo” produtor e regulador da categoria de humanidade. Apoiando-se nas discussões de autores e autoras que problematizam a matriz hegemônica multiculturalista, que nos mais das vezes domina os discursos sobre diversidade sexual na escola, esta breve incursão teórica sugere a necessidade de ressignificar as categorias de humanidade e democracia presentes nas discussões sobre diversidade sexual na educação.pt_BR
dc.description.abstractThe article undertakes a theoretical incursion regarding the concept of “dispositif” in Michel Foucault, Gilles Deleuze and Giogrio Agamben and articulates their propositions with some of their actual readers, focusing on the issue of production of subjectivity. In what follows, it visits the concept of “gender” in Judith Butler in order to articulate it with the concept of “dispositif”, with special emphasis on the radical sexual diformism actually operating in the Western societies. From this operation, derive elements to propose a discussion on sexual diversity for the educational field. It argues that the discourses of sexual diversity need to considerate normative, normalizing and excluding operations through which “gender” functions as a regulating “dispositif” of the category of humanity, to which it is attached the set of ‘human’ rights delegated to heteronormativity. Therefore, it urges to discuss the implications of the different theoretical and political models that underpin the discussion on diversity in what it concerns the operation of gender as an “dispositif” that both produces and regulates de category of humanity. Based on debates undertaken by authors who problematize the hegemonic multiculturalist matrix, which in general dominate the discussions on sexual diversity in school, this brief theoretical review suggests the necessity of re-signifying the categories of humanity and democracy existing in discussions on sexual diversity in educational field.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e cultura contemporânea : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 34 (jan./mar. 2017), p. 322-340pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDispositifen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDiversidade sexualpt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectDiversityen
dc.titleDispositivo, gênero e diversidade sexual : uma incursão teóricapt_BR
dc.title.alternativeDispositif, gender and sexual diversity: a theoretical incursionen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001087289pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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