Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAssis, Évelin Fulginiti dept_BR
dc.contributor.authorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-14T02:32:57Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1984-6576pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188787pt_BR
dc.description.abstractO processo de produção escrita em sala de aula de alfabetização, concomitante ao desenvolvimento de algumas estratégias didáticas, envolve aprendizagens referentes à leitura, escrita e oralidade. Este artigo consiste no recorte de uma pesquisa sobre tal tema, objetivando destacar e compreender como a oralidade pode provocar marcas nas produções escritas de uma turma de alfabetização da rede municipal de Porto Alegre. A investigação caracteriza-se como de abordagem qualitativa, do tipo análise documental, ancorada no estudo do Diário de Classe, produzido ao longo do Estágio Curricular realizado na sétima etapa do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos da Dinâmica Discursiva do Escrever, buscando compreender a origem da fala egocêntrica e seus reflexos na escrita das crianças com vistas à realização de análises sobre os textos dos sujeitos de pesquisa. As crianças, possivelmente, vocalizam suas falas egocêntricas durante a escritura. Sendo assim, destaca-se a influência da fala no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, de modo que a aprendizagem da escrita se dá apoiada na oralidade. As marcas orais passam a ser consideradas, então, indícios de que a criança está construindo conhecimentos sobre a escrita.pt
dc.description.abstractThe writing process in a literacy classroom, concomitant to the development of some didactic strategies, involves learning about reading, writing and orality. This article consists of snippets from a research on this theme, aiming at highlighting how orality can leave marks in the written works of the students in a literacy class of the City Public Schools of Porto Alegre. The research is characterized by its qualitative approach, of the documental analysis type, anchored in the study of the Daily Log Files, produced during the Curricular Internship conducted in the seventh stage of the Degree in Pedagogy in the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The theoretical framework was based on the studies of the Discursive Dynamics of Writing, aiming at understanding the origin of the egocentric speech and its reflexes in the children's writing process in order to carry out analyses on the texts of the research subjects. Children may possibly vocalize their self-centered speech during the writing process. Therefore, the influence of speech in the process of acquisition of the alphabetical writing system is highlighted, so that the learning of the writing process is supported by orality. Oral marks are thus considered as signs that the child is building knowledge about the writing process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura. Inhumas. Vol. 10, n.4 (dez. 2018), p. 67-82pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWritten productionen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectOralityen
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.titleAlfabetização e oralidade : marcas orais nas produções escritaspt_BR
dc.title.alternativeLiteracy and orality: oral mars in written productionsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001087122pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem