Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFlores, Maria Luiza Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorBrusius, Arietept_BR
dc.contributor.authorSantos, Claudéria dospt_BR
dc.date.accessioned2019-02-14T02:32:39Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1980-4512pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188759pt_BR
dc.description.abstractO texto tem como objetivo discutir questões implicadas no direito à educação infantil de qualidade, fragilizado no contexto da universalização da matrícula escolar da pré-escola. Dentre os diferentes arranjos realizados nos sistemas de ensino, a oferta de turmas em escolas antes exclusivamente de ensino fundamental pode por em risco a especificidade da educação infantil, mas, por outro lado, poderá contribuir para uma articulação entre estas duas etapas da educação básica, trazendo continuidade aos processos vivenciados pelas crianças. Nosso argumento é no sentido de que o país já dispõe de ordenamento jurídico, orientações oficiais e aportes teóricos suficientes para subsidiar uma expansão da cobertura para a faixa etária de quatro e cinco anos dentro de critérios de qualidade que respeitem o direito a bem viver os tempos de infância para todas as crianças no início da vida escolar.pt
dc.description.abstractThe study intends to discuss issues implied in the right to quality early childhood education weakened in the context of preschool enrollment universalization. Among the different arrangements made in the education systems, the addition of preschool education classes in schools that were previously exclusively elementary schools could put the specificity of early childhood education in jeopardy, but it could also contribute to an articulation between these two stages of basic education, bringing continuity to the process experienced by the children. Our argument is in the sense that the country has sufficient legal order, official orientations and theoretical contributions to subsidize coverage expansion to ages four and five-years-old within the quality criteria that respect all children’s right to live well their childhood years at the beginning of school life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofZero-a-Seis. Florianópolis: Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC. Vol. 20, n. 38 (jul./dez. 2018), p. 339-359pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEarly Childhood Educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectQualityen
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectUniversalizationen
dc.titleExpansão da pré-escola em instituições com oferta de ensino fundamental : reafirmando o direito das crianças à qualidadept_BR
dc.title.alternativeExpansion of preschool classes in elementary schools : reaffirming the right of children to qualityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001084933pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem