Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRottava, Luciapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-08T02:33:00Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1982-2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188610pt_BR
dc.description.abstractA leitura em contexto acadêmico tem sido um desafio para alunos iniciantes em cursos de graduação, pois o processo de construção de sentidos requer lidar com conceitos teóricos pouco conhecidos e relações linguístico-textuais complexas. Este artigo objetiva investigar como se caracteriza a leitura em contexto acadêmico, tendo como aporte teórico a concepção dialógica de linguagem e a de leitura como prática social. Os dados sob análise resultam de uma tarefa de protocolo verbal interativo em leitura realizada por alunos do primeiro ano do curso de Letras. Os resultados sugerem que o sujeito-leitor, ao se deparar com dificuldades na leitura, busca adequar ao texto lido conhecimentos adquiridos em experiências anteriores.pt
dc.description.abstractReading in academic context has been a challenge for students starting undergraduate courses, for the process of constructing meaning requires dealing with unfamiliar theoretical concepts and complex linguistic-textual relations. This article aims to investigate how reading in academic context is characterized, having as its theoretical framework the conception of language as dialogic and of reading as a social practice. The data under analysis derives from an interactive verbal protocol task in reading performed by first year undergraduate students in Modern Languages. The results suggest that the subject-reader, when confronted with difficulties in reading, try to relate the text read to knowledge acquired in previous experiences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 37, n. 63 (jul./dez. 2012), p. 160-179pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReading in academic contexten
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectPrevious experiencesen
dc.subjectTexto acadêmicopt_BR
dc.subjectReading difficultiesen
dc.titleA leitura em contexto acadêmico : o processo de contrução de sentidos de alunos do primeiro semestre do curso de Letraspt_BR
dc.title.alternativeReading in academic context: the process of constructing meaning by first semester undergraduate students in modern languagesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000872908pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples