Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMiorando, Bernardo Sfredopt_BR
dc.contributor.authorLeite, Denise Balarine Cavalheiropt_BR
dc.date.accessioned2019-02-07T02:32:54Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2179-8435pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188577pt_BR
dc.description.abstractEste ensaio apresenta perspectivas para a incorporação do conceito de student engagement no repertório teórico dos estudos sobre educação superior no Brasil. Discutindo as raízes do termo, propõe que seja traduzido como engajamento estudantil, em referência à tradição dos estudos latino-americanos sobre o estudante universitário e seus movimentos políticos. Revisa a literatura da corrente norte-americana e europeia sobre o student engagement, bem como as obras seminais latino-americanas que tratam do “estudante engajado” desde a Reforma de Córdoba. Apresenta as ideias de participação e inovação pedagógica como possíveis caminhos de desenvolvimento conceitual e prático do conceito de engajamento estudantil. Explora as relações entre essas noções e a realidade brasileira. Ressalta a formação política para a participação cidadã como componente fundamental do engajamento estudantil, considerando que a constituição do estudante como sujeito político é decisiva para o futuro da educação superior.pt
dc.description.abstractIn this essay, we present perspectives for the incorporation of the concept of student engagement in the theoretical repertoire of higher education studies in Brazil. Discussing the roots of the term, we propose it to be translated as “engajamento estudantil”, in reference to the tradition of Latin American studies on university students and their political movements. We review the North American and European literature on student engagement, as well as Latin American seminal works dealing with the “engaged student” since the Reform of Cordoba. We present the ideas of participation and pedagogical innovation as possible pathways for conceptual and practical development of the concept of student engagement. We explore the relationships between these notions and Brazilian reality. We emphasize the political education for citizen participation as a fundamental component of student engagement, considering that the constitution of the student as a political subject is decisive for the future of higher education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação por escrito. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 173-190pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudent engagementen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInovação educacionalpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectPedagogical innovationen
dc.subjectParticipationen
dc.titleDimensões do engajamento estudantil para o contexto brasileiro : a emergência política da participação para a inovação pedagógica na educação superiorpt_BR
dc.title.alternativeDimensions of student engagement for the Brazilian context : the political emergence of participation for pedagogical innovation in Higher Educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001085956pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem