Funções e programação no Scratch
dc.contributor.author | Ventorini, André Eduardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Fioreze, Leandra Anversa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T02:32:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/188569 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo se propõe a verificar o potencial do software de programação Scratch no processo de construção de conceitos relacionados com funções. A pesquisa de cunho qualitativo tem como aportes teóricos os Campos Conceituais, de Vergnaud, devido a importância de sua teoria na análise do funcionamento cognitivo do "sujeitoem- situação" e o Construcionismo, de Papert, destacadamente, na relevância da programação na construção do conhecimento. A partir dos dados analisados em uma pesquisa desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, pode-se concluir que o uso do software de programação Scratch contribuiu na construção de conceitos relacionados com funções. Uma das contribuições está relacionada à compreensão dos esquemas utilizados no processo de criação e substituição de variáveis através de comandos específicos para esta função. | pt |
dc.description.abstract | This article verifies the potential of the programming software Scratch in the process of building concepts related to functions. This is a qualitative research and it relies on the theory of conceptual fields, by Vergnaud, due the significance of his theory in the analysis of the cognitive working of the “subject in situation”. The research relies also in the constructionism of Papert, due the outstanding importance of programming in building knowledge. Analyzing the collected data in a research developed with students of the first grade of secondary school in a public institution, we concluded that the use of the programming software Scratch contributed in the construction of the concepts related to functions. One of the contributions is related to the understanding of the schemes used in the process of creation and substitution of variables through specific instructions for this function. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), p. [1-10] | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Functions | en |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Theory of conceptual fields | en |
dc.subject | Vergnaud, Gérard | pt_BR |
dc.subject | Constructionism | en |
dc.subject | Scratch | en |
dc.title | Funções e programação no Scratch | pt_BR |
dc.title.alternative | Functions and programming in Scratch | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001085394 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)