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dc.contributor.authorVentorini, André Eduardopt_BR
dc.contributor.authorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-07T02:32:46Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188569pt_BR
dc.description.abstractEste artigo se propõe a verificar o potencial do software de programação Scratch no processo de construção de conceitos relacionados com funções. A pesquisa de cunho qualitativo tem como aportes teóricos os Campos Conceituais, de Vergnaud, devido a importância de sua teoria na análise do funcionamento cognitivo do "sujeitoem- situação" e o Construcionismo, de Papert, destacadamente, na relevância da programação na construção do conhecimento. A partir dos dados analisados em uma pesquisa desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, pode-se concluir que o uso do software de programação Scratch contribuiu na construção de conceitos relacionados com funções. Uma das contribuições está relacionada à compreensão dos esquemas utilizados no processo de criação e substituição de variáveis através de comandos específicos para esta função.pt
dc.description.abstractThis article verifies the potential of the programming software Scratch in the process of building concepts related to functions. This is a qualitative research and it relies on the theory of conceptual fields, by Vergnaud, due the significance of his theory in the analysis of the cognitive working of the “subject in situation”. The research relies also in the constructionism of Papert, due the outstanding importance of programming in building knowledge. Analyzing the collected data in a research developed with students of the first grade of secondary school in a public institution, we concluded that the use of the programming software Scratch contributed in the construction of the concepts related to functions. One of the contributions is related to the understanding of the schemes used in the process of creation and substitution of variables through specific instructions for this function.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), p. [1-10]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFunctionsen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTheory of conceptual fieldsen
dc.subjectVergnaud, Gérardpt_BR
dc.subjectConstructionismen
dc.subjectScratchen
dc.titleFunções e programação no Scratchpt_BR
dc.title.alternativeFunctions and programming in Scratch en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001085394pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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