Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWagner, Rosanapt_BR
dc.contributor.authorFranciscatto, Robertopt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.contributor.authorSilveira, Sidnei Renatopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-07T02:32:42Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1516-084Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188564pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve a formação em tecnologias assistivas, através da utilização de um Massive Open Online Course (MOOC) estruturado para este fim, bem como, uma biblioteca virtual de soluções assistivas projetada e desenvolvida, como ferramenta de apoio. O artigo apresenta os principais conceitos acerca das tecnologias educacionais e assistivas, seguido dos trabalhos relacionados a MOOC e as bibliotecas virtuais assistivas. O principal objetivo desta pesquisa é estruturar um MOOC de TA que apoie o processo de formação de professores do Ensino Profissionalizante que atuam na preparação para a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Desenvolveu-se uma pesquisa quanti-qualitativa a partir do método estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários, fóruns e tarefas realizados pelos participantes durante a realização do MOOC. A biblioteca virtual de soluções assistivas (Solassist) integra esta pesquisa como forma de repositório de tecnologias assistivas que são apresentadas no MOOC desenvolvido.pt_BR
dc.description.abstractThis work describes training in assistive technologies through the use of a Massive Open Online Course (MOOC) structured for this purpose, as well as a virtual library of assistive solutions designed and developed as a support tool. The article presents the main concepts about educational and assistive technologies, followed by work related to MOOC and assistive virtual libraries. The main objective of this research is to structure a MOOC of TA to support the process of training teachers of Vocational Education that work in the preparation for the inclusion of people with disabilities (PCD) in the labor market. Quantitative-qualitative research was developed from the case study method. Data were collected through questionnaires, forums and tasks performed by the participants during the MOOC. The virtual library of assistive solutions (Solassist) integrates this research as a repository of assistive technologies that are presented in the developed MOOC.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 20, n.2 (maio/ago. 2017), p. 103-123pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMOOCsen
dc.subjectDeficientept_BR
dc.subjectAssistive technologyen
dc.subjectBiblioteca virtualpt_BR
dc.subjectSolassisten
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectVirtual libraryen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.titleFormação em tecnologia assistiva através de um curso aberto, massivo, online e de uma biblioteca virtual de soluções assistivaspt_BR
dc.title.alternativeAssistive technology training through an open, mass online course and a virtual library of assistive solutions en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001085565pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples