Entre explicações : sobre o aprender e o ensinar funções
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Data
2018Tipo
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Between explanations : about learning and teaching functions
Resumo
A explicação apresenta-se, muitas vezes, como uma necessidade ao ato de ensinar. Neste contexto, explicar parece, então, ser a função primordial do professor. Este artigo tem como objetivo principal analisar como a explicação, enquanto um método (RANCIÈRE, 2007), desdobra-se em formas particulares de aprendizagem. A análise mostra como essas formas manifestaram-se em atividades, relacionadas ao ensino de funções, como ferramentas capazes de criar possibilidades para o aprender (DELEUZE, 2003).C ...
A explicação apresenta-se, muitas vezes, como uma necessidade ao ato de ensinar. Neste contexto, explicar parece, então, ser a função primordial do professor. Este artigo tem como objetivo principal analisar como a explicação, enquanto um método (RANCIÈRE, 2007), desdobra-se em formas particulares de aprendizagem. A análise mostra como essas formas manifestaram-se em atividades, relacionadas ao ensino de funções, como ferramentas capazes de criar possibilidades para o aprender (DELEUZE, 2003).Como resultante, chegamos à explicação-questionadora que pode provocar certa capacidade investigadora, provocando estudantes e professores na expressão dos caminhos do próprio aprendizado. ...
Abstract
Explanation often appears as a necessity to the act of teaching. In this context, explaining then seems to be the primary function of the teacher. This article aims to analyze how the explanation, while a method (RANCIÈRE, 2007), unfolds in particular forms of learning. The analysis shows how these forms manifested themselves in activities related to the teaching of functions as tools capable of creating possibilities for learning (DELEUZE, 2003). As a result, we arrive at the questioning-expla ...
Explanation often appears as a necessity to the act of teaching. In this context, explaining then seems to be the primary function of the teacher. This article aims to analyze how the explanation, while a method (RANCIÈRE, 2007), unfolds in particular forms of learning. The analysis shows how these forms manifested themselves in activities related to the teaching of functions as tools capable of creating possibilities for learning (DELEUZE, 2003). As a result, we arrive at the questioning-explanation that can provoke certain investigative capacity, provoking students and teachers in expressing the paths of learning itself. ...
Contido em
Educação matemática em revista-rs (Lajeado). Lajeado, RS. Vol. 19, n. 2 (2018), p. 198-206
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Nacional
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