Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCoutinho, Kátia Soarespt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorHenriques, Renato Ventura Bayanpt_BR
dc.contributor.authorAvila, Marlus Moschenpt_BR
dc.date.accessioned2019-02-07T02:32:38Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2179-8435pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188560pt_BR
dc.description.abstractInovação no Ensino Superior requer priorizar uma ação educativa significativa a partir de movimento, contradição, análise sistemática e intencional de problemas contextualizados que permitam a construção de sínteses numa ação mediada entre alunos e professores. O presente texto se propõe analisar as práticas pedagógicas no contexto do Ensino Universitário de uma universidade pública brasileira [omitida para revisão blind], em duas áreas disciplinares: Engenharia e Educação sob o viés da motivação decorrente das propostas metodológicas usadas nas aulas de graduação bem como a percepção dos alunos sobre a contribuição das mesmas em sua vida profissional. A metodologia de cunho qualitativo é o estudo de caso que se desenvolveu no primeiro semestre de 2018 e no qual participaram duas turmas de graduação nas áreas de humanas e de exatas. A coleta dos dados foi triangulada a partir da observação participante, da utilização do questionário IMI (Intrinsic Motivation Inventory) e de entrevistas individuais online. Os resultados mostram que a metodologia orientada à resolução de problemas, o uso de recursos pedagógicos desafiadores e o trabalho colaborativo potencializam a motivação dos estudantes e propiciam condições para a construção de um processo de ensino e aprendizagem enriquecedor.pt_BR
dc.description.abstractInnovation in Higher Education requires prioritizing a meaningful educational action based on movement, contradiction, systematic and intentional analysis of contextualized problems that allow the construction of syntheses in a mediated action between students and teachers. This paper proposes to analyze pedagogical practices in the context of University Education of a Brazilian public university, in two disciplinary areas: Engineering and Education under the bias of the motivation derived of the methodological proposals used in the undergraduate classes as well as the students’ perception about their contribution in their own professional life. The qualitative methodology is the case study that was developed in the first semester of 2018 and in which two undergraduate classes participated in the human and exact areas. Data collection was triangulated through participant observation, the use of the IMI (Intrinsic Motivation Inventory) questionnaire and individual online interviews. The results show that the problem-solving methodology, the use of challenging pedagogical resources and the collaborative work increase students motivation and provide conditions for the construction of an enhanced teaching and learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação por escrito. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 310-330pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProblem resolutionen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInnovative practicesen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTechnology in educationen
dc.subjectInovação educacionalpt_BR
dc.subjectUniversity educationen
dc.subjectEnsino universitariopt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunospt_BR
dc.title.alternativeInnovative pedagogical practices in university education : an analysis of students motivation and perceptionen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001085950pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples