Show simple item record

dc.contributor.authorFerraretto, Luiz Arturpt_BR
dc.contributor.authorMorgado, Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-05T02:31:53Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0101-2657pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188538pt_BR
dc.description.abstractCom a expressão “mercado em acomodação”, identifica situações de desaceleração do processo de concorrência em parcelas da indústria de radiodifusão. Na construção do conceito lança mão tanto da base teórica oferecida pela economia política da comunicação quanto da indicada pelos estudos mercadológicos. Assim, enquanto a primeira oferece um instrumental crítico-analítico, a segunda – comum no meio empresarial – ajuda a esclarecer as formas de atuação dos gestores do negócio comunicacional. Para estabelecer a validade do aqui proposto, foca o estudo no segmento de radiojornalismo em Porto Alegre e na TV aberta nos 15 principais mercados do país, na contemporaneidade.pt
dc.description.abstractWith the expression “market in accommodation”, it identifies situations of deceleration of the competition process in portions of the broadcasting industry. In the construction of the concept, it uses both the theoretical basis offered by the political economy of communication and that indicated by market studies. Thus, while the former offers a critical-analytical tool, the second, common in the business environment, it helps to clarify the forms of action of communicational business managers. To establish the validity of the proposed here, it focuses the study on the radio journalism segment in the city of Porto Alegre and the free-to-air TV in the 15 main markets of the Brazil, in the contemporaneity.en
dc.description.abstractCon la expresión “mercado en acomodamiento”, identifica situaciones de desaceleración en el proceso de competencia en sectores de la industria de la radiodifusión. Utiliza en la construcción de ese concepto tanto la base teórica ofrecida por la economía política de la comunicación como la indicada por los estudios mercadológicos. Así, mientras que la primera ofrece un instrumental crítico-analítico, el segundo —común en el medio empresarial— ayuda a esclarecer las formas de actuación de los gestores del negocio comunicacional. Para establecer la validez de lo propuesto, el estudio enfoca en el segmento de periodismo radiofónico en la ciudad de Porto Alegre y en la TV abierta en los 15 principales mercados de Brasil en la contemporaneidad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofComunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo. Vol. 40, n. 3 (set./dez. 2018), p. 241-268pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRadiodifusãopt_BR
dc.subjectMarket in accommodationen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectRadioen
dc.subjectTVen
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectRadio journalismen
dc.subjectFree-to-air TVen
dc.subjectMercado en acomodamientoes
dc.subjectRadioes
dc.subjectTelevisiónes
dc.subjectPeriodismo radiofónicoes
dc.subjectTV abiertaes
dc.titleMercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hojept_BR
dc.title.alternativeMarket in accommodation : a conceptual proposal to understand the competition in radio and TV todayen
dc.title.alternativeMercado en acomodamiento : una propuesta conceptual para comprender la competencia en la radio y la TVes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001087263pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record